Prosimetron

Prosimetron

sábado, 18 de novembro de 2023

Os livros mais vendidos de sempre

Somos livros, a revista da Bertrand, referente ao Natal 2023, traz uma lista dos livros amis vendidos de sempre que a revista Newsweek publicou em 2021. E quais são eles?

Em 1.º lugar, com 140,6 milhões de exemplares, um livro que nunca li:

Em 2.º lugar, com 120 milhões de exemplares vendidos, um livro de que li talvez 50 p. Não é o tipo de literatura que aprecio, mas percebo bem o sucesso desta série.


Em 3.º lugar, um clássico, com 100 milhões de exemplares:


Também com 100 milhões de exemplares vendidos: O sonho da câmara vermelha do chinês Cao Xueqin (1710-1765), que não conheço e nem sequer está traduzido em Portugal; e No início eram dez, de Agatha Christie.
Depois vêm livros de C. S. Lewis, H. Rider Haggard, o Pinóquio, O código da Vinci, os outros seis romances da série Harry Potter... 
Em 21.º lugar está um dos meus livros preferidos: Cem anos de solidão, com 50 milhões de livros vendidos. Seguem-se mais dois livros de que gosto: Lolita de Nabokov e Heidi; Meu filho, meu tesouro do Doutor Spock, que também li e que me foi útil.
Em 26.º lugar, outro livro juvenil: Beleza negra, de Anna Sewell, que li com o título de Cavalo negro. Seguem-se O nome da rosa e A Águia aterrou, todos com 50 milhões de exemplares vendidos. Acho que é desta que vou ler este último título, que está na minha lista há muito.

Pensava que o livro mais vendido no mundo, para além da Bíblia, fosse o Dom Quixote.

20 comentários:

Mª Luisa disse...

Una lista que tiene datos que me llaman la atención.
Yo tampoco he leído o Hobbit, aunque en casa sí lo han hecho. De los otros, bastantes, aunque hay alguno que desconocía.
El Quijote y La Biblia, yo creo que los lees, ahora, si vas a tiro fijo, pero te presentan las novedades con todo ese colorido y derivan por ahí las compras y las lecturas.
Bom dia com boas leituras!

APS disse...

Quanto à Bíblia, creio que não haverá dúvidas. Mas do resto, creio que cada um puxa a brasa para a sua sardinha... ou chancela.
Bom fim-de-semana!

Maria disse...

Também não li o Hobbit (este marcador é lindo) nem vou ler, mas tenho cá a trilogia em DVD à espera há muito tempo.
Não acredito nada nesta lista com este livro no top.
Ainda não fui à cidade buscar a revista, quando for possivelmente já estará esgotada...
Há aí alguns que não conheço, outros que li várias vezes.
Bom dia, boas leituras!

Cláudia Ribeiro disse...

Também desconfio sempre destas listas...
Servem, contudo, para nos lembrarem de alguns autores/livros que já
lemos ou pretendemos ler. Ou até que desconhecemos... e despertam-nos a curiosidade e interesse!
Bom dia e bom fim-de-semana!

Maria disse...

Cláudia, eu adoro listas, e antigamente não perdia jornal e revista literária que publicasse os melhores do ano. Gostava de fazer as minhas comparações, divertia-me com certos "compadrios" mas a curiosidade tb me fez descobrir alguns autores.
Espero conseguir ler algumas listas neste final de ano, só para confirmar se li algum, embora quase não tenha comprado livros este ano.
Bom fds, com boas leituras!
📚🤗

Cláudia Ribeiro disse...

Maria, é isso! Eu também leio sempre estas ditas listas, mas por curiosidade. Para ver se me trazem algo de novo e que me despertem interesse.
Os livros que normalmente estão nos "tops", não me interessam ler.
Bom fim-de-semana! 🍀
Boas leituras, sempre! 😉🌷

Margarida Elias disse...

Dos três 1.ºs: Li o Hobbit, mas gostei muito mais do Senhor dos Aneis; do Harry Potter, que gosto muito, só gostei realmente a partir do 3.º volume - o 1.º é menos interessante e a tradução para português é péssima; o Princepezinho agora entristece-me - quando era miúda achava uma história bela, agora parece-me somente muito triste. Dos outros todos, entre os que não li, talvez me encha de coragem para ler os Cem Anos de Solidão. Boa tarde!

ptcorvo disse...

Boa tarde!
Já agora, uma curiosidade tangencial a este post: a obra do Tolkien lidera esta lista, com certeza muito sustentada no boom póstumo que a mesma conheceu com as adaptações cinematográficas (já agora, vi os, salvo erro, três filmes da saga que são um entretenimento competente, não vi as adaptações de aventuras laterais ou exploração de personagens isoladas, não tenho nem li os livros; do Tolkien tenho um volume de correspondência, uma ou outra biografia e passei os olhos por ensaios que relacionam o imaginário tolkiano com certas ideologias políticas). Mas o enfado com a mística de Tolkien já vem, como descobri há anos, desde 1969, quando, em gozo ao "Lord of the rings" (O Senhor dos anéis), Henry N. Beard e Douglas C. Kenney escreveram para o Harvard Lampoon uma sátira intitulada "Bored of the rings" (Farto dos anéis). É um livro que se continua a publicar, tenho uma edição de 2001, publicado pela Gollancz de Londres numa edição maneirinha de 228 páginas. Mais informaçãoes na Wikipédia, aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Bored_of_the_Rings
Bom fim de semana!

Maria disse...

Eu gostei muitíssimo de ver os 3 filmes do Senhor dos Anéis. Vi-os no cinema e depois em DVD. Excelentes actores, paisagens deslumbrantes, argumento presumo que bem adaptado, embora não tenha lido os livros.
Tenho a trilogia do Hobbit em lista de espera para visionar (já a tirei da estante), mas receio ter uma desilusão, pois este género de filmes deve ser visto num grande ecrã.
Boa noite, bons filmes!

MR disse...

Como eu disse, esta lista foi publicada na revista da Bertrand, mas saiu inicialmente na Newsweek.
Boa noite para todos.

MR disse...

Ainda sobre Harry Potter, só li 50 p. ou um pouco mais do 1.º vol. Não continuei porque, como disse, não aprecio esse tipo de literatura, mas não me pareceu nada mal feito. Mas vi os filmes. Cá por casa tenho uns 'especialistas' na obra dele.
Um dia assisti a um colóquio sobre Harry Potter com uma sala atulhada de miúdos que davam cartas aos prof. universitários e especialistas que debitavam. Discutiam de igual para igual. Raramente vi uma sala com adultos perceberem tanto do assunto como aqueles miúdos.
Nunca li Tolkien e nunca vi nenhum filme das suas obras. Apenas trailers no cinema. Mas parece ser um clássico que vai ficar. E também com uma horda de fãs.
Boa noite!

Maria disse...

Um pouco de fantasia não faz mal a ninguém, penso eu de que... 😉
E se acreditamos no Pinóquio, na Bela Adormecida, na Branca de Neve ou na Alice, porque não acreditar no Senhor dos Anéis?
São tudo metáforas do bem e do mal, da eterna busca do poder, etc., etc.
Pelo que li sobre Tolkien, ele está num nível muito superior ao da senhora do Harry Potter.
Boa noite!😴

Isabel disse...

Já estive a ver a revista, que por acaso tem uma notinha no fim da lista, a dizer que livros como a Bíblia ou o Alcorão não foram tidos em conta.
Nunca li nada nem do J.R.R. Tolkien, nem da J.K. Rowling, mas vi o primeiro filme do Harry Potter, com os alunos que tinha na altura (há uns 20 anos e poucos anos) e gostei. Para ler os livros não tenho paciência. Mas estou quase tentada a comprar o Hobbit, por ser o mais da lista (não sei é se conseguirei lê-lo).
Do Harry Potter não tenho nenhum, mas também já estive tentada a comprar um dos que agora há em pop-up (por ser bonito e por ter vários em pop-up) mas como são muito caros, e tem havido outras prioridades, ainda não comprei nenhum.

Bom domingo. Por aqui está soalheiro.

MR disse...

Pinóquio, Bela Adormecida... tudo bem. Li-os e reli-os. E o Pinóquio até o voltei a reler há poucos anos.
Mas Tolkien, Harry Potter, etc, com as devidas diferenças de qualidade de escrita, não é uma literatura que me atraia. O que eu quis dizer é que a Rowling, por vezes depreciada, sabe escrever. Já gosto livros do detetive Cormoran Strike que ela escreve sob o pseud. Robert Galbraith. Uns policiais bastante legíveis.
Também pelo que li e disse antes, Tolkien é já considerado um clássico.
Bom domingo!

Maria disse...

Geralmente gosto de ler o livro antes de ver o filme. Tenho aqui alguns livros (ainda por ler) que comprei depois de ver o respectivo filme.
Estes dois autores vão ficar para a próxima reencarnação 😉🤣
Está decidido!
Boa tarde!

MR disse...

Quando não li o livro antes do filme e se gostei do filme, tento lê-lo.
Não se a Rowling ficará, mas fez um grande serviço à leitura porque pôs muitos miúdos a ler e grandes calhamaços. E de certeza que eles perceberam o que leram, o que é muito bom.
Ba tarde!

Maria disse...

Ficará, certamente, e esse mérito de pôr os miúdos a ler já ninguém lho tira.
Eu vi os filmes no cinema e diverti-me bastante com a alegria da sala.
Só há pouco tempo soube que ela tb escrevia com outro nome, acho que foi aqui no blog.
Talvez um dia leia um desses policiais...
Boa noite!🌛

Goretti disse...

He leido los 3 primeros y en mi escala de gusto están en ese orden
Saludos

MR disse...

Boa noite para as duas.

Maria disse...

E o Hobbit tb ficou em primeiro lugar aqui, no número de comentários 😉
Boa tarde!