Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 30 de abril de 2008

AKHENATON

Amenófis IV , décimo faraó da 18ª dinastia e que terá reinado entre 1352 e 1336 A.C. , mais conhecido como Akhenaton ( imagem viva de Aton ) , sempre foi para mim o mais fascinante dos faraós do Antigo Egipto. Introdutor do primeiro monoteísmo conhecido , contra o estabelecido panteão egípcio , e , cada vez estou mais convencido , com influência no judaísmo , desde logo através de Moisés .
O chamado período de Amarna , por ter sido esta a nova cidade capital escolhida por Akhenaton , é o mais misterioso e enigmático da História do Antigo Egipto. Sabe-se pouco , até devido à fúria destruidora dos faraós da 19ª dinastia que quiseram , e praticamente conseguiram , erradicar a memória desde inaudito reinado. Akhenaton era , para eles , o " faraó herético " , inimigo dos deuses , adorador apenas de Aton.
A arqueologia prossegue o seu trabalho , inclusive no Vale dos Reis onde foram encontradas múmias que terão sido transportadas desde Amarna , antes desta ter sido arrasada por Ramsés II.
As dúvidas permanecem e se calhar para sempre: - Que aconteceu a Nefertiti , adorada e belíssima mulher de Akhenaton, que desaparece subitamente das crónicas ? Terá sido assassinada ? Repudiada ? Sucumbiu a doença ? -Quem era Smenkhare , essa enigmática figura que aparece nos últimos anos do reinado de Akhenaton e associado a este no trono ? - Qual exactamente o parentesco entre Akhenaton e o seu sucessor Tutankhamon ( antes Tutankhaton...) ? Pai e filho ? , Sogro e genro ? , Pai e genro ( pois Tutankhaton casou sem sombra de dúvida com uma das seis filhas de Akhenaton e Nefertiti ) ?
Além dos egiptólogos , Akhenaton ainda exerce fascínio sobre escritores ( veja-se o prémio Nobel egípcio Naguib Mahfouz ) , compositores ( veja-se a ópera composta por Philip Glass ) e sobre muitos apaixonados pelo Antigo Egipto.

- Dedicado ao João Bernardo Soares , a viver em terras austrais , e também fascinado pelo Antigo Egipto e por Akhenaton em particular.

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Curioso seria comparar o adn das múmias, no caso da de Akhenaton ser finalmente identificada. O Canal História apresentou há umas semanas, um programa sobre a hipotética descoberta do caixão desse faraó, mas o corpo desfez-se. O sarcófago era real, tinha a face desfigurada e a cartela destruída. Podia ser ele. talvez seja um mistério que perdurará.