Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

The Children's Hour

A peça The Children’s Hour de Lillian Hellman regressa aos palcos do West-End londrino.
Estreada no Maxine Elliot Theater de Nova Iorque a 20 de Novembro de 1934, viveu com 691 representações um sucesso de bilheteira na Broadway, tendo ganho notoriedade também pelo facto de ter sido banida dos teatros de Boston, Chicago e Londres, devido ao tema picante e “escandaloso” à luz dos padrões “morais” dos anos 30: uma aluna vingativa acusa, sem qualquer fundamento, duas professoras de manter uma relação homossexual, com consequências nefastas para todos os envolvidos.

A primeira adaptação cinematográfica ocorreu em 1936. Sob a batuta de William Wyler, a película These Three contava com Miriam Hopkins e Merle Oberon nos papéis principais. O argumento sofrera alterações significativas em relação à peça original, pois o filme centrava-se num adultério, uma acusação menos “gravosa” do que a homossexualidade.
Decorridos 25 anos, Wyler realiza um remake, partindo do pressuposto que o público da Sétima Arte está preparado para encarar a versão inicial de Hellman. Mas The Children’s Hour de 1961 parece-se mais a um filme dos anos trinta e falha numa abordagem contemporânea. Torna-se num fracasso financeiro, não obstante as nomeações para os Óscares e o elenco de actores notável, constituído por Audrey Hepburn, Shirley Mac Laine, James Garner e (novamente) Miriam Hopkins, aclamados pela crítica, em especial Mac Laine que consegue combater sua imagem de eterna comediante.

Cabe à direcção de Ian Rickson no Comedy Theatre de Londres convencer público e críticos. Desde sábado passado e até 30 de Abril, Keira Knightley, Elisabeth Moss e Ellen Burstyn tentarão o seu melhor – empresa difícil, tendo em consideração que Claire Higgins, Harriet Walter e Emily Watson integraram a equipa da última produção londrina no National Theatre em 1994.

Imagens: Moss/Knightley, Hepburn/Mac Laine, cartaz These Three de 1936

1 comentário:

ana disse...

Gostava de ver...
Bom dia!