Prosimetron

Prosimetron

sábado, 23 de julho de 2011

Livros de cozinha - 52

Por se ter falado de bolo de coco. hoje resolvi fazer uns queques de coco, segundo receita do Chefe Silva.
Durante anos comprei, religiosamente, a revista Teleculinária. Tenho vários volumes: do 1.º ao 7.º, o 14.º e um volume encadernado com vários números soltos, a que acrescentei um índice; para além de outros números soltos. Depois do final do 7.º volume deixei de comprar regularmente, dado que se começava a repetir e também não há vida para tanta receita.
A Teleculinária começou a sair em 1977 (na sequência do êxito de um programa televisivo do seu autor) e ainda se publica.
Estas receitas têm várias características a favor: no geral são económicas e bem explicadas. Experimentei muitas delas e, com excepção de uma meia dúzia, gostei de todas e todas me sairam bem. Ao longo dos anos repeti muitas, como é o caso destes queques de coco. Segundo anotação minha, fi-los, pela primera vez, em 17 de Dezembro de 1983.
Reproduzo a receita para o caso de a quererem experimentar.


3 comentários:

MR disse...

Estes queques levaram raspa de casca de laranja... outrabandista.

hmj disse...

Para MR:
apesar de, como diz sabiamente, não haver vida para tanta receita, também comprei, do chefe Silva, uma revista da Teleculinária Gold, (nº 44), dedicada a Pastéis, Croquetes, etc. A razão da compra tinha um motivo. Deixei de ter a pessoa que me fazia, com excelência, pastéis de massa tenra. E, como diz, o chefe Silva ensina bem. Consegui a proeza de fazer os tais pastelinhos (!)
A raspa chegou bem.
Amanhã, no sítio do costume, haverá mais "docinhos".

c.a. (n.c.) disse...

Ainda guardo as primeiras, que comprei era ainda adolescente. De vez em quando passo os olhos pelas mais recentes, mas não é a mesma coisa... E, de facto, «não há vida para tanta receita»! :-)