Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Citações - 211


(...) Se a Zona Euro sucumbir, será a terceira vez num século que a Europa se suicida, com a Alemanha no posto de comando. Assim como Cartago não se reergueu da derrota na Terceira Guerra Púnica, a Europa encontrará aqui o seu crepúsculo histórico definitivo. Passará de realidade política a mero apêndice geográfico da Ásia.
Mas os dados não estão todos lançados. O futuro da Europa não é propriedade exclusiva de chanceleres e presidentes. O tempo urge, mas existe ainda uma margem estreita para uma estratégia de sobrevivência e renascimento da unidade e solidariedade europeias. Este é o crucial momento « federador » da Europa, no sentido de Jean Monnet, desde 1950, pois é uma escolha de vida ou morte que o impõe. No curto prazo, importa encontrar uma coligação de países que se mobilizem em torno da única solução que poderá evitar o colapso: que o Eurossistema ( BCE mais bancos centrais nacionais ) possa funcionar, temporária e condicionalmente, como garante do refinanciamente da dívida pública dos estados.
No médio prazo, é preciso desencadear, através dos parlamentos nacionais e da sociedade civil, um processo de refundação constitucional da União Europeia, que coloque os cidadãos no centro da política europeia. O tempo da « Europa furtiva », feita nas costas dos povos, terminou. Nada ficará como dantes. A nova geografia política da Europa começará a ser desenhada em 2012. Nas urnas e nas ruas. O combate será entre a cidadania e o federalismo de um lado, e o populismo chauvinista do outro.
Todos teremos de escolher.

- Viriato Soromenho Marques, in A Europa entre Cartago e Filadélfia, na Visão, p.32-33.

Texto brilhante, mas imbuído de um optimismo que, infelizmente, não partilho.

3 comentários:

MR disse...

Alguma réstea de otimismo* tem de haver porque é impressionante este suicídio comandado por dirigentes tão estúpidos. Não devem ser tão estúpidos assim...

* Estou a treinar, dado que a partir de 1 de janeiro, tenho de começar a escrever segundo o novo acordo ortográfico. :)

LUIS BARATA disse...

Também já tenho treinado, mas vou adquirir um prontuário actualizado porque a cachimónia já não fixa as regras com a facilidade de outros tempos.

hmj disse...

Para MR e LB:
Aqui está uma,das poucas, benesses que ainda não retiraram aos aposentados: continuar a escrever livremente, com as regras antigas e com disponibilidade.
Malhas que o Império tece ...