Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Leituras de férias - "Cartas a Sandra"

Guimarães, Praça de S. Tiago

Porque na cidade vive-se sempre na rua, mesmo que se esteja em casa. E o que existe é o  ser-se em relação e não a sós connosco. E foi decerto por isso que eu preferi regressar à aldeia a ficar na cidade onde irei todavia algumas vezes para ter mais prazer em voltar. 

Vergílio Ferreira, cartas a Sandra, Lisboa: Bertrand, 1999, p. 50-51.(6 ª edição)


«Cartas a Sandra» é um belíssimo livro de Vergílio Ferreira, publicado postumamente. Estas cartas são um hino ao amor.
Boa noite!

4 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Gostei imenso de ler Cartas a Sandra.
Aliás como gostei de todos os livros que li de Vergílio Ferreira. Autor que quase sempre não é fácil de ler. Faz-nos pensar, reflectir.
Beijinhos. :))

ana disse...

Cláudia,
Tinha lido VF na minha adolescência depois estive um tempo sem o ler. Retomei a sua leitura e sinto-me feliz, pois tem uma profundidade humana muito interessante. Agora leio-o com mais apreço, pois interesso-me pela espécie de clausura que ele tomou ao regressar à aldeia. Algo que não consigo fazer. :)
Depois deste longo comentário, só me resta dizer que o li num ápice e que é belo!
Beijinhos. :))

FOGO LILÁS: disse...

Foi o livro da minha vida por volta dos meus 17 anos. Além do conteúdo, tinha um fetiche pela lustrosa capa negra com o título estampado a fuscia. Tive 2 exemplares que ofereci. Esta edição - da Bertrand - foi descontinuada e está em ruptura de stock. Comprei entretanto um exemplar da actual edição da Quetzal, mas a minha paixão adolescente pelo livro estava em parte, assente na minha atração física pela capa. Alguém sabe onde posso arranjar uma edição bertrand em bom estado? Até estava disposto a dar a minha edição moderna e não lida (como nova), em troca!!!

FOGO LILÁS: disse...

sattvaquetzal@hotmail.com