Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Garota de Ipanema

Esta semana a canção Garota de Ipanema fez 50 anos. A musa inspiradora foi Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, que na tarde de 2 de Agosto de 1962 inspirou a dupla Tom Jobim/Vinicius de Moraes, quando caminhava para o mar.
Muitas raparigas terão desejado o título da Garota, e até garantindo que eram a verdadeira inspiração para a música até 1965, quando esta ficou pronta e Vinicius revelou o nome da rapariga mistério.
Heloísa, ou melhor, Helô, como ficou mais conhecida, teve de início alguns dissabores com a fama inesperada, tendo que abreviar o seu casamento para acalmar os ciúmes do namorado, beneficiando depois de um percurso profissional com passagem pela publicidade e televisão, foi actriz e criou uma marca de roupa com o nome da canção. Actualmente com 67 anos, confessou, entre outras coisas, que Tom Jobim a pediu várias vezes em casamento. Ficaram apenas bons amigos.

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

E a garota envelheceu muito bem. Tanto a musa como a canção :)

APS disse...

O que uma canção pode fazer pela vida profissional de uma pessoa!...

MLV disse...

Sobretudo quando se trata de uma canção emblemática da Bossa Nova, que se espalhou pelo mundo e foi cantada por outras vozes.

MR disse...

Só faltava acrescentar a canção. :)
Talvez nos dê as boas noites logo, sempre na voz de João Gilberto.

ana disse...

Gosto muito desta canção. :)