Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sem paciência


Sou pela descentralização, pelas autonomias, pelo poder local etc. Já não tenho é a mínima paciência para os catalães ( ou para os madeirenses, no caso luso ) que culpam o governo central quando deviam culpar os governantes regionais que os conduziram a estas dívidas monstruosas.

6 comentários:

ana disse...

Luís,
Realmente cada um deve olhar para a sua obra e os seus gastos.
Quanto ao que diz respeito à regionalização, já não posso estar de acordo.
A regionalização dispersa as identidades, as regiões mais ricas saem mais beneficiadas quer na cultura, educação, ...
Somos um povo com caraterísticas específicas de cada região porque não dar a todos as mesmas oportunidades?
Dividir cai sempre no espetro: de quem é maior recebe mais.
Quanto às contas depende sempre do perfil de quem governa a região.
Se o paradigma é a cultura e os aspetos sociais (como devia) a região empobrece; se é só os aspetos sociais, a cultura fica a perder; se o arquétipo é ter as contas em ordem, então, até pode ser um bom governante mas em vários aspetos se vai perder porque o dinheiro fala mais alto.
Governar com peso e medida, com justiça e igualdade é sempre muito difícil.
Qual o remédio?
Não sei. :(

APS disse...

Meu caro LB, eu acho que a Europa anda sem rumo ( e princípios, o que é pior!), há muito tempo. E este vazio dá lugar a toda a espécie de demagogias. O nosso Continente sempre foi sujeito (e feito de)a forças centrífugas e centríptas, em simultâneo (talvez o JAD saiba explicar), sendo que uma aglutinação, com ideias e ideais, seria óptimo mas não os há. Estamos a ser governados por amanuenses perversos.
Sabia que a Baviera já ameaçou de secessão? Devem ter ressuscitado o D.Sebastião-Strauss lá do sítio. Por isso, não é só a Catalunha e Madeira...
Há que ter paciência. E desejar que cheguem líderes europeus com mais inteligência, cultura, respeito pelas culturas regionais e sentido de solidariedade. Com estes amanuenses, não vamos chegar a lado nenhum.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Concordo com a posição do Luís. A título de exemplo, refira-se a existência de 7 estações de TV catalãs públicas (públicas!). Seguramente que não foram propostas pelo poder central em Madrid...

Filipe Vieira Nicolau disse...

Concordo com a posição do Luís. A título de exemplo, refira-se a existência de 7 estações de TV catalãs públicas (públicas!). Seguramente que não foram propostas pelo poder central em Madrid...

Jad disse...

Quando jovem participei no Projecto Rondon, cujo lema era (e julgo que ainda é) "Integrar para não entregar".... por isso sou contra as autonomias e as regionalizações. Sou por uma Europa Unida sem fronteiras.
Regionalizações é o mesmo das quotas no Parlamento.

ana disse...

A Europa Unida?
Com países que recebem mais do que outros?
Com países que lideram e exigem dos outros a fidelidade das suas políticas?

"Potestade" é o lema de alguns países da Europa.

- A lei do mais forte à liberdade...

JAD gostaria muito de acreditar na sua utopia.
Bom dia!