Prosimetron

Prosimetron

domingo, 23 de setembro de 2012

Tiffany & Co.: uma história de sucesso


A história do joalheiro nova-iorquino mais famoso começou há 175 anos, quando Charles Lewis Tiffany e John B. Young abriram a primeira loja num edifício da Broadway, a 18 de Setembro de 1837. O "volume de negócios" nesse dia perfez 4,98 dólares.
Desde então, inúmeros foram os momentos altos de um percurso de quase dois séculos que consolidaram o estatuto da Tiffany & Co. como expoente máximo de elegância e sofisticação. Em 1878, Charles Lewis apresentou ao público o célebre Tiffany Diamond (na imagem) que descobrira um ano antes em África do Sul: um diamante fantasia amarelo-canário de 287 quilates em bruto, cortado para 128,54 quilates, com 90 facetas. A aquisição das jóias reais francesas em 1887, muito cobiçadas pela alta sociedade americana de então, alicerçou a importância desta casa como um dos joalheiros mais nobres e importantes do mundo.  
A loja principal mudou-se para a actual residência no cruzamento da 57th Street com a 5a Avenida em 1940. Desnecessário referir que este must absoluto turístico tornou-se ainda mais conhecido graças a Audrey Hepburn na película de Blake Edwards de 1961. Hoje em dia, cerca de 8% do volume de vendas global recaem neste local.

Uma nova etapa decisiva iniciou-se em 1956. Tiffany & Co. contratou o lendário Jean Schlumberger, cujas criações faustosas, inspiradas em motivos da natureza, despertaram o interesse de Jackie Kennedy, Elizabeth Taylor, Sophia Loren ou Jane Fonda.
Cotada em bolsa de 1987, a Tiffany & Co. encontra-se hoje em dia presente em 50 países através de mais de 250 lojas. Durante os seus 175 anos de vida, acompanhou tendências de moda, sem nunca perder o seu cunho próprio. Acompanhou muitos romances da História, e continua a apostar no seu contributo para a felicidade conjugal, através de uma linha especial e requintadíssima para noivos.

Pois Tiffany & Co. explica-nos what makes love true ....

2 comentários:

ana disse...

«Breakfast at Tiffany's», um filme que revi há pouco tempo e que em português tem um título horrível.
Uma boa noite com beleza!

Miss Tolstoi disse...

Este post lembrou-me o que se costuma contar daqueles senhores que, vernaculamente falando, "mijam fora do penico" e depois oferecem uma jóia à consorte. Não sei se a inversa também é verdadeira. :)