Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Ao mar me fiz"

Agradeço a João Mattos e Silva ter-me despertado o interesse sobre a exposição As Idades do Mar patente na Fundação Calouste Gulbenkian. 
A exposição composta por seis espaços ou seis Idades do Mar leva-nos a viajar desde a Idade dos Mitos, A Idade do Poder, A Idade do Trabalho, A Idade das Tormentas, A Idade Efémera até à Idade Infinita. Cada espaço expõe telas com as temáticas correspondentes num diálogo entre o passado e o presente.

As telas que mais me tocaram na Idade dos Mitos foram: 
1- André Reinoso, São Francisco Xavier Aplacando a Sede dos Companheiros de Viagem, c. 1619, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa / Museu de S. Roque.

NAUTA

Ao mar me fiz. Ao mar do ignorado
desejo de encontrar outras distâncias.
Tracei rotas de sol rumos de espanto
e parti insensato à aventura
as velas enfunadas o vento de feição.

No cais da despedida meu cansaço
ficou aquietado. Me fiz assim ao mar.
O que irá encontrar meu louco coração?

João Mattos e Silva, Intemporal. Lisboa: Editora Universitária, 2003, p.82.

2 - A tela de Giulio Aristide Sartorio, A Sereia, 1893, Galleria Cívica d'Arte Moderna e Contemporanea, Turim.




Das outras Idades do Mar voltarei a falar oportunamente.
Obrigada  JMS!

5 comentários:

Isabel disse...

Já vi aqui os post que têm colocado sobre a exposição. Parece bem interessante. Espero ter oportunidade de ir ver.

Um beijinho

João Mattos e Silva disse...

Obrigado eu Ana, por me ter associado a esta bela exposição.

João Mattos e Silva disse...

Obrigado eu Ana, por me ter associado a esta bela exposição.

Cláudia Ribeiro disse...

Deve ser uma exposição bem interessante, por tudo o que já pude ver por aqui...
Beijinhos.:))

ana disse...

Isabel,
Adorei. :)

JMS,
:))

Cláudia,
Vale a pena visitar.:)

Beijinhos para todos.