Prosimetron

Prosimetron

domingo, 25 de novembro de 2012

Apontamentos artísticos

Os Museus Capitolinos de Roma dedicam uma exposição imperdível à idade de ouro do Império Romano, intitulada l’età dell’equilibrio. A chamada felicia tempora que, entre os anos 98 e 180 depois de Cristo, atravessou os impérios de Trajano, Adriano, Antonino Pio e Marco Aurélio, representou o apogeu político e artístico da antiguidade romana. 165 obras de arte testemunham este período áureo, entre elas, estátuas de mármore, retratos em mosaico, bem como objectos em bronze e terracota. Das seis secções que constituem a exposição, distingue-se uma que se centra na vida pública, nomeadamente, na educação dos jovens romanos no campo da filosofia, literatura, mas também do exercício físico.

L’età dell’equilibrio: Traiano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurelio; Musei Capitolini, Roma, até 5 de Maio


A pintura da Emilia Romagna encontra-se em destaque numa exposição no Palazzo Pepoli Bentivoglio de Bolonha, que reúne as obras de artistas locais de um período que se estende do século XV até ao século XIX. O Maestro di Castrocaro, Antonio Carracci , Giovanni Maria Viani e Guido Reni, representante máximo da pintura bolonhesa, figuram entre os nomes mais conhecidos. De aproveitar também a visita ao próprio palácio que data do século XIV e que, desde Janeiro deste ano, acolhe o Museo della Storia di Bologna.

Il bel dipingere: dipinti e disegni emiliani dal XV al XIX secolo; Palazzo Pepoli, Bolonha, até 22 de Dezembro


A célebre editora Salani festeja 150 anos de existência e organiza, por ocasião deste aniversário especial, uma amostra de sensivelmente 300 obras, pertencentes ao arquivo histórico desta casa e que datam dos finais do século XIX até aos dias de hoje, ou, dito por outras palavras, de Pinocchio até Harry Potter. Ilustrações de autores italianos e internacionais, tais como, Luzzati, Pericoli, Paladino e Blake, compõem esta exposição interessante no Castello Sforzesco de Milão.

Da Pinocchio a Harry Potter. 150 anni di illustrazione italiana dall'Archivo Salani; Castello Sforzesco, Milão, até 6 de Janeiro

3 comentários:

Jad disse...

A preparar uma viagem a Itália. Que saudades de Itália...

MR disse...

Que inveja! :-)

ana disse...

Gostaria de poder ver a exposição porque adoro a cidade. :)