Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 28 de maio de 2013

Leituras no Metro - 133

Durante uns dias a minha leitura no Metro foi esse catálogo. Ou melhor: este livro, de Rafael Inglada, que serviu de catálogo a uma exposição sobre um pintor de que já tinha ouvido falar, mas que desconhecia: Alfonso Ponce de Léon, um representante do realismo mágico na pintura. Há dias postei um auto-retrato dele, intitulado «Acidente», feito e exposto meses antes de falecer.
Madrid: Centro Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2001

Alfonso Ponce de León nasceu em Málaga em 10 de setembro de 1906 e foi assassinado em Madrid, no dia 20 de setembro de 1936. 
Estuda pintura na Escola de Belas Artes de San Fernando,donde conhece Salvador Dalí, Maruja Mallo e Margarita Manso, com que casa, em 1933. Do seu círculo de amigos fazem parte Federico García Lorca, Luis Buñuel, Enrique Climent e Santiago Ontañón. Colabora no grupo de teatro La Barraca. Participa no Salão dos Artistas Independentes, que se realiza em 1929, em Madrid. No ano seguinte, vai para Paris, onde se relaciona com Picasso.
Ponce de León (?) - Retrato de Margarita Manso, ca 1930
Toledo, col. Conde Manso

Afasta-se da República e, em 1933, filia-se na Falange Espanhola. É um dos fundadores do cineclube do SEU (Sindicato Espanhol Universitário) para o qual desenha muitos cartazes.
Para além da sua atividade de pintor, desenhador (a maioria da sua obra está dispersa por jornais e revistas)   e publicitário, dedica-se também ao cinema.
Frequentou várias tertúlias de artistas, entre as quais a do Café Zahara, por onde Almada também passou nos seus tempos de Madrid.
Em 1936, é preso e assassinado.
Ponce de León - El descanso (El sueño)
Madrid, Teatro-cine Fígaro, 1930-1931
Ponce de León - Jóvenes y un pescador
Óleo sobre tela, 1936
Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia

2 comentários:

ana disse...

Gostei. Um nome a reter.
Grata pela partilha!:)

Miss Tolstoi disse...

Idem.