Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 11 de março de 2014

Livros de cozinha - 75

Rennes: Éd. Ouest France, 2012 

Este livro de Éric Birlouez é interessantíssimo, quer pela temática quer pelo modo como é apresentado. Conta histórias relacionadas com a cozinha, desde o tempo dos faraós até aos Presidentes da 5.ª República Francesa. 
Luís XV apreciava a comida e gostava de cozinhar. Por outro lado, Napoleão não era dado aos prazeres da mesa e Mitterrand, um grande gourmet, não gostava de comer sozinho.

Na página da esquerda, ficamos a saber que Stalinas Leszczynski, rei da Polónia, esteve na origem da criação do Babá ao Rum, enquanto que os bouchées à la Reine foram criados em honra da sua filha Maria Leszczynska. Madame Pompadour era uma grande apreciadora de champanhe e de trufas.
Dentro de envelope, encontra-se um menu e, na página da direita, receitas: Filetes de linguado à Pompadour, Bouchées à la Reine e Madalenas.

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

Muito interessante, e é engraçado falar sobre Stanislas Leczinski, rei da Polónia e depois duque vitalício da Lorena graças ao genro Luís XV, porque ainda há dias li sobre a sua terrível morte : já praticamente cego, causou um incêndio no seu quarto que lhe provocou a morte duas semanas depois...

APS disse...

Então o livro deve também falar de Louis Béchamel e Dunan, que cozinharam para Napoleão. Li, não sei onde, que o Imperador gostava muito de frango de fricassé e de macarrão à italiana, com queijo parmesão...

ana disse...

Deve ser muito interessante.
Bom dia!:))