Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Leituras no Metro - 153

Porto: Asa, 2001
€5,00

Retratos falados de Fernando Assis Pacheco reúne um conjunto de entrevistas que o jornalista fez, entre 1988 e 1991, e que foram publicadas em O Jornal. O livro começa com um retrato do Assis feito pelo próprio.
Gostei imenso de reler estes retratos (já o tinha feito quando saíram no semanário): de Amália a Mário Soares, Salgueiro Maia ou Costa Pereira.

«[…] deploro que, tendo nós realizado um ato ímpar – pela primeira vez na História da Humanidade uma força militar realiza uma ação de destruição de um poder sem se apropriar desse poder –, isto que em todos os países é relevante passa aqui pura e simplesmente desapercebido, ou então, ao contrário, serve de base para sermos marginalizados, quando não tratados como traidores à Pátria. Isto dá-me uma sensação de desânimo. Mas tenho outros sentimentos. Tenho um sentimento de gozo em especial nas comemorações do 25 de Abril por ver o comportamento de muita gente que é anti-25 de Abril mas que depois tem que ir lá pelas funções que o 25 de Abril lhe deu, e até tem que dizer coisas a favor do 25 de Abril.»
Salgueiro Maia, p. 266-267

4 comentários:

hmj disse...

Para MR:
mui oportunas as palavras de S. Maia.

APS disse...

É um livro interessantíssimo, que eu já reli umas 3 ou 4 vezes, e sempre com renovado gosto.

ana disse...

Não conhecia, vou procurar.:))

MR disse...

Boa tarde a todos!