Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dos bustos e de uma certa exposição



Meus caros M.R. e Jad, peço desculpa mas a minha memória é que estava certa. Passo a citar o art. 72º da Constituição de 1933 :

O Chefe do Estado é o Presidente da República eleito pela Nação.

Ou seja, eram mesmo Presidentes da República. A democraticidade destas eleições é outra conversa, sendo certo também que nem nisto as várias oposições conseguiram sempre concertar eficazmente posições.

A Comissão de Educação da Assembleia da República decidiu ontem ao fim do dia manter a exposição como ela está, e como foi aliás concebida e aprovada em Junho pelo próprio Parlamento, compreendendo todos os Presidentes. E, na minha modesta opinião, decidiu bem. Não sou pelo branqueamento do Estado Novo, mas também não sou pelo revisionismo histórico.

2 comentários:

MR disse...

Já não me lembrava do articulado desse artigo que até tive de papaguear no meu 6.º ou 7.º ano. :)
Sendo assim, devem lá estar os dois bustos; não há que fazer limpezas à História.
A discussão é se a Ditadura era uma República... Mas não é para aqui, nem a propósito desta expo que hei-de ir ver.

ana disse...

Luís,
Sabe que ontem apeteceu-me escrever algo sobre esta exposição.
Há falta de consciência histórica.

A História é o legado com os factos existentes quer seja do agrado ou não dos diferentes partidos.

Quanto ao artigo também o estudei numa disciplina que se chamava Introdução ao Estudo do Direito e existia no secundário.

Bom dia a ambos. :))