Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de novembro de 2014

Cromos - 29


Rosas

A minha mesa está cheia de rosas,
Como o lindo canteiro dum jardim,
Onde só as roseiras mais formosas
Se adornassem de rosas para mim.

Brancas, vermelhas, cor-de-rosa, escuras,
De toda a procedência e qualidades,
Tenho entre elas, como entre as criaturas,
O meu amor e as minhas amizades.

E o meu Amor é uma perfeita dama,
Gentil e grave, perfumada e bela,
Vestida d’amarelo e que se chama…
Mas… silêncio! não digo o nome dela.

E fico a olhar as rosas, recordando
A grinalda de rosas, com que outrora
Eu li, já não sei onde nem sei quando
Que era representada sempre a aurora.

[…]

Fausto Guedes Teixeira
In: O meu livro. Ed. definitiva. Porto: Marânus, 1941, 1.ª pt., p. 125

5 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Belíssimo poema, deste poeta desconhecido para a maioria!

Um beijinho.:)

MR disse...

Pois é.
Bom dia!

ana disse...

Não conhecia o poema mas gostei muito.
Boa tarde!:))

Isabel disse...

A Cláudia tem razão, pela minha parte, creio que nunca ouvi falar...mas gostei do poema e dos cromos:)

Bom fim-de-semana para todas as senhoras:)

Jad disse...

E existe sempre uma Rosa que nos recorda o que se não esquece!