Prosimetron

Prosimetron

sábado, 20 de dezembro de 2014

Um retábulo

Nesta altura de Natal há pinturas que nos tocam pela beleza ou mistério que encerram. É o caso do Tríptico: A Sarça Ardente de Nicolas Froment, um pintor provençal.
O retábulo foi encomendado pelo rei René d’Anjou (1409-1480) num acto de devoção, provavelmente, para obter a sua salvação. O rei aparece no volante do lado esquerdo, acompanhado pela sua segunda mulher, Jeanne de Laval, representada no volante do lado direito. 
A alegoria da sarça ardente está ligada à Imaculada Concepção de Maria e surge como um trono (de redenção) em destaque no painel central. Na base o anjo apresenta o redentor a Moisés. 

Nicolas Froment, Tríptco de Buisson ardent 1475-1476,
Catedral de Saint-Sauveur d’Aix-en-Provence


O Menino segura na mão um espelho que reflecte a Virgem e Jesus, o retorno ao pecado original.


No volante esquerdo, estão representados o rei René, já referido, Santa Maria Madalena, Santo António (abade) e São Maurício. No painel da direita surgem as seguintes figuras: a segunda mulher do rei, Jeanne de Laval, também já referida, São João Evangelista, Santa Catarina e São Nicolau.

O retábulo fechado apresenta a Anunciação. 
Froment manifesta na sua pintura a influência de pintores flamengos e italianos.

Informações baseadas no texto da "Direction régionale des affaires culturelles Provence-Alpes-Côte d'Azur, juin 2011" em pdf :www.culturecommunication.gouv.fr/
.

2 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Simplesmente uma maravilha, Ana! Como sempre...

ana disse...

Obrigada, Filipe.
Um beijinho.:))