Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Leituras no Metro - 200

Tenho estado a ler (ou reler) alguns livros de entrevistas de Mário Soares. Comecei pelas duas entrevistas de Dominique Pouchin, feitas com um intervalo de quase 30 anos e que deram livros.

Hotel Saint-Pierre na atualidade


O princípio do exílio...
«Assim, vim para França, para Paris. Tinha um livro para escrever, Portugal Amordaçado. Começara a sua redação em São Tomé e continuei a escrevê-lo num pequeno hotel do Quartier Latin, sem saber o que fazer para além disso. [...]
«Instalei-me num hotel barato, o Saint Pierre, situado na rue de l'École-de-Médicine [...], sem saber o que iria fazer. Decidi então retomar a escrita do meu livro, para o terminar. [...]
«Convivi muito com os socialistas franceses e com os meios intelectuais. Especialmente, tinha como amigo, por exemplo, Alain Oulman, editor da Calmann-Lévy. Era um intelectual, um músico, que compôs numerosos fados de Amália Rodrigues, um homem de grande sinceridade. Apresento-me nos meios literários franceses.»
Mário Soares: Memória viva / entrevista com Dominique Pouchin. Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2003, p. 66, 68, 71



2 comentários:

APS disse...

Trabalho ou gosto? (A alternativa não exclui a duplicidade do motivo.) M. S. será o próximo visado? Seja como for, boas leituras!
E uma boa tarde!

MR disse...

Ambos. :)
Bom da!