Prosimetron

Prosimetron

domingo, 15 de março de 2015

Mini-livros - 32

Dois volumes com a obra completa de Sá de Miranda (imp. 1944), encadernados conjuntamente. A encadernação tem 89 mm de alt.

O sol é grande, caem co’a calma as aves,
do tempo em tal sazão, que soe ser fria;
esta água que d’alto cai acordar-m’-ia
do sono não, mas de cuidados graves.

Ó cousas, todas vãs, todas mudaves,
qual é tal coração qu’em vós confia?
Passam os tempos vai dia trás dia,
incertos muito mais que ao vento as naves.

Eu vira já aqui sombras, vira flores,
vi tantas águas, vi tanta verdura,
as aves todas cantavam d’amores.

Tudo é seco e mudo; e, de mestura,
também mudando-m’eu fiz doutras cores:
e tudo o mais renova, isto é sem cura!
(Vol. 1, p. 318)

Agradeço a quem mo ofereceu.

7 comentários:

APS disse...

Também tenho, assim maneirinhos e bonitos...
Bom dia!

Isabel disse...

É uma sortuda!

Bom domingo:)

MR disse...

Bom domingo a ambos. :)

Jad disse...

Pois eu não tenho
:-)))

MR disse...

Ainda bem! :)

Anónimo disse...

Belo poema.
Miss Tolstoi

ana disse...

Gostei muito do poema.
Um belo presente.:))
Boa noite.