Prosimetron

Prosimetron

domingo, 1 de março de 2015

Uma descoberta algo macabra

Investigadores examinavam uma antiga estátua de Buda com quase mil anos, na Holanda, quando descobriram algo incrível no seu interior.


Os cientistas qualificaram a múmia que descobriram através de um raios X à estátua como "o paciente mais antigo jamais tratado". O Centro Médico Meader da cidade holandesa de Amersfoot usou a técnica de raios X para recolher imagens do interior da estátua e um endoscópio para examinar as cavidades abdominal e toráxica, noticiou o site do jornal Huffington Post.
Os investigadores acreditam que a múmia possa pertencer a Liuqan, um monge budista que morreu na China por volta do ano 1100 depois de Cristo. Aparentemente, os orgãos internos foram removidos e o seu espaço foi preenchido com rolos de papel pintados com antigos caracteres chineses.
A estátua esteve exposta o ano passado como parte da exposição "Múmias: Para lá da morte" no museu Drents, na Holanda, naquela que foi a sua primeira saída da China. Segundo um folheto do evento, eeste poderá ter sido um caso de automumificação.

em Diário de Notícias

4 comentários:

MR disse...

Auto-mumificação?!
Bom dia!

ana disse...

Que interessante.:))
Boa noite.

João Mattos e Silva disse...

MR, realmente a auto-mumificação é um disparate completo, mas a notícia é do DN e demonstra o nível de ignorância de quem o escreveu, talvez com uma tradução mal feita por detrás.

MR disse...

Sei lá!... :))
Bom dia!