Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O duque de Morny - fofoca biográfica


Um post de Luís Barata, dava conta da transformação de um palácio parisiense que pertenceu aos duques de Morny num hotel de luxo, mostrando-nos, a propósito do Dia do Livro, a bonita biblioteca que se manterá intacta.

Duque Charles Auguste de Morny
 
Mas quem foi o primeiro duque de Morny? O primeiro conde (com Luís Filipe) e depois duque de Morny (com Napoleão III) foi Charles Auguste De Morny (1811-1865), financeiro e político, filho ilegítimo da rainha Hortense e de Charles Flahaut de la Billarderie, conde e general do Império, mas a troco de grossa quantia figurou como pai um tal senhor Demorny que rapidamente desapareceu. O pai biológico era, por sua vez, filho bastardo do célebre Talleyrand e da mulher do Conde de Flahaut, suposto pai. E esta senhora, filha de uma amante de Luís XV. Daí que De Morny dissesse que “na minha linhagem somos bastardos de mãe a filho desde há três gerações. Sou bisneto de um rei, neto de um bispo, filho de uma rainha e irmão de um imperador”. Era, de facto, meio - irmão de Napoleão III, que ajudou a transformar de presidente da república em soberano. Foi educado pela avó paterna, condessa de Flahaut, curiosamente casada em segundas núpcias com um diplomata português de apelido Souza. Também curiosamente, de uma relação extraconjugal do duque, descende o príncipe Miguel Poniatowsky, que foi ministro do Interior de Raymond Barre, na década de setenta.
Rainha Hortense
O primeiro duque de Morny foi um homem notável a vários títulos. Como político, de deputado a presidente da Assembleia, ministro do Interior, embaixador em São Petersburgo (onde conheceu uma princesa russa com quem casou), como financeiro e até como protector do escritor e dramaturgo Daudet e de Sarah Bernhardt, a quem lançou a carreira.

Princesa Sofia Trubtzkaya, duquesa de Morny
Napoleão III fez-lhe funerais nacionais e jaz no Pére Lachaise num túmulo armoriado digno da sua grandeza. 


Túmulo no Pére Lachaise

1 comentário:

ana disse...

Obrigada pela partilha.
Boa noite. :))