Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Trésors royaux: la bibliothèque de François 1er


Em julho, fiz um post sobre a abertura desta exposição que se encontra patente no Castelo de Blois.  Hoje é a vez do catálogo, coordenado por Elisabeth Latrémolière, Maxence Hermant e Marie-Pierre Lafitte. 
Afim de compreender melhor a formação da biblioteca de Francisco I, a obra está organizada à volta de conjuntos de livros com a mesma origem ou adquiridos do mesmo modo, permitindo ao leitor compreender a riqueza e formação desta biblioteca: a herança da família Angoulême (João de Angoulême e Margarida de Rohan, avós de Francisco; Carlos de Angoulême e Luísa de Sabóia, os seus pais; e por fim o jovem Francisco de Angoulême,  futuro Francisco I);  a biblioteca real de Blois; a biblioteca pessoal do rei; a herança de Ana da Bretanha e de Cláudio de França; a apropriação dos livros da família Bourbon; o sonho italiano e oriental; e finalmente o gabinete privado do rei.

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Deve ser espetacular.
Bom final de tarde já a caminhar para a noite.

ana disse...

Deve ser interessante.
Boa noite. :))

MR disse...

O catálogo é super. Quanto à expo, tem livros lindos, mas o modo de os expor deixa muito a desejar, tendo em conta as exposições feitas pela BnF. Valeu ver Blois. Hei-de postar algo sobre a vila (?).