Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Costa Pinheiro, o pintor ele-mesmo

Costa Pinheiro - Espaço Poético de Fernando Pessoa e Meu, Munique, 1979-1980

Costa Pinheiro faleceu há dias em Munique, mas tem uma exposição na Galeria São Roque Too (Rua de São Bento, 269, Lisboa) até final do ano.
«A exposição de Costa Pinheiro reúne um núcleo de 70 trabalhos, bem demonstrativo da grande qualidade artística do autor, e permite, numa viagem entre 1955 e 1985, conhecer o seu percurso, um processo criativo e inovador em constante transformação. 
Figura cimeira da arte portuguesa do séc. XX, Costa Pinheiro nasce em Moura em 1932. Bolseiro do Ministério da Cultura da Baviera, estudou na Academia de Belas Artes de Munique, onde foi aluno do pintor Geitlinger. Posteriormente, como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, instala-se em Paris em 1960, onde funda o grupo KWY, em conjunto com Lourdes Castro, João Vieira, Gonçalo Duarte, René Bertholo, José Escada e ainda Jan Voss e Christo. Em 1963 regressa a Munique e passa a desenvolver a sua actividade artística entre esta cidade e o Algarve.» (Agenda Cultural de Lisboa, out. 2015)
Já agora porque não ir ver a exposição de Lourdes Castro que está na Gulbenkian, só mais uns dias? Eu ainda não fui. :(

2 comentários:

APS disse...

...Mas nunca lhe fizeram um merecida retrospectiva... Isto, cá pela terrinha, bababos, babados e basbaques, só pelo estrangeiro. E como diz o povo: "Mais vale cair em graça, do que ser engraçado."
Bom dia!

MR disse...

E será que ele queria?
Eu gostaria muito de ver uma retrospetiva porque sou uma grande apaixonada da obra de Costa Pinheiro, em todas as suas fases.
Bom dia!