Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Manuel Alegre: Prémio Consagração de Carreira 2015



O Prémio de Consagração de Carreira  é hoje entregue a Manuel Alegre, um dos nomes mais destacados da vida literária, cívica e política portuguesa desde meados da década de 60 do século passado. Manuel Alegre estreou-se em livro com a publicação de A Praça da Canção em 1965. Escreveu o livro na prisão, em Angola. Foi preso quando estava na guerra colonial..
«Nos primeiros tempos na prisão, em Angola, o alferes Manuel Alegre não tinha direito a usar papel ou lápis. E se não podia escrever poesia, pensava os textos com cuidado, dizia-os em voz alta e memorizava-os. "Uma vez até lá foi um funcionário da PIDE saber o que é que se passava, se eu estava a falar com alguém" [...]. Não estava. Mas dizê-los permitia-lhe "avaliar o ritmo do poema, a sonoridade". Isso fez com que, nas suas palavras, os textos desta Praça da Canção tenham "uma estrutura rítmica muito especial muito ligada aos cancioneiros e à poesia trovadoresca".» (Entrevista à Sábado, 29 jan. 2015).
Vários poemas de A Praça da Canção foram musicados e cantados por nomes como Adriano Correia de Oliveira. Esse livro tornou-se assim um dos símbolos da luta dos Portugueses contra a ditadura de Salazar e Caetano. Também esse facto foi tido em conta na escolha do nome de Manuel Alegre para receber a mais alta distinção anual da SPA em 2016.
Manuel Alegre foi deputado durante várias legislaturas e duas vezes candidato à Presidência da República.  Mas alguns ainda se lembraram dele como a voz da Rádio Voz da Liberdade.



3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Ouvi muitas vezes a Rádio Voz da Liberdade. E li muitas vezes (nem sei quantas) 'A Praça da Canção' e 'O canto e as armas'.
Prémio mais que merecido.

M,Franco disse...

Um grande poeta sem dúvida.
Uma canção de enorme beleza
que oiço muitas vezes.
https://youtu.be/JLXVLq2Cv60
É uma canção da minha vida.
Boa noite.

ana disse...

Um prémio que tardou mas veio finalmente.
Bom Domingo!:))