Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Livros de cozinha - 90


Espero que a nossa M.R. perdoe esta " usurpação " de um seu tradicional domínio :), mas não resisti a trazer esta novidade : o livro de receitas de Marlene Dietrich . Por acaso sabia que era uma grande cozinheira, até porque não é lenda que foi também pelo estômago que conquistou Jean Gabin ou Kirk Douglas ... A estrela de cinema gostava sobretudo de cozinhar os pratos da sua Alemanha natal : semmelknodel, tarte de cerejas da Floresta Negra , crepes à berlinense, kouglof, etc ; mas não fugia a pratos de outras origens: cassoulet de pigeon aux truffes ou loup de mer en papillote .

Esta é uma compilação feita por Georg Werth, chef do restaurante do Hôtel Lancaster , de Paris, onde Marlene viveu durante 3 anos .

Dîner chez Marlene , Georg Werth, Éditions Michel de Maule, 192p, € 34,50 .

4 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Aqui só mesmo MR para avaliar e comentar. Mas a mim parecem-me bem os pratos.

MR disse...

Não sabia desses atributos de Marlène Dietrich. :) Conquistou Jean Gabin apenas pelo estômago? Não me aprece, apesar de que ele tina ar de quem gostava de comer.
Das receitas que apresenta, já experimentei: Semmelknödel (acho que os judeus também comem estas almôndegas de pão) e Kouglof, que comi na Alsácia e que já fiz. Da Floresta Negra só conheço (e gosto)o bolo que por acaso também leva cerejas. A Floresta Negra deve ser zona de cerejas...

Obrigada pela dica. Havia de se arranjar aqui uma boa ementa para um jantar prosimetronista. :)

LUIS BARATA disse...

Também pelo estômago ... :)

ana disse...

Também desconhecia esta faceta da actriz.
Bom dia a todos. :))