Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Festas e divertimentos na Corte


Luís XIV fez de Versalhes um lugar de festas e de espetáculos, sabendo como era necessário no quadro político de então haver « cette société de plaisirs, qui donne aux personnes de la cour une honnête familiarité avec (le souverain), les touche et les charme plus qu'on ne peut dire ». 
Eram necessários numerosos divertimentos que surpreendessem a corte, o reino, a Europa. 
Todos os sucessores de Luís XIV até à Revolução Francesa, em função dos seus gostos e da evolução da moda, mantiveram a tradição do fausto e da criação de divertimentos, como caça, espetáculos, comédias, óperas, concertos, passeios, jogos ao ar livre e desportos, assim como jogos a dinheiro, fogos de artifício e iluminações.
É isto que a exposição Fêtes et divertissements à la Cour, que inaugura hoje no Palácio de Versalhes e que pode ser vista até 26 de março de 2017, pretende apresentar.


3 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Lamentando não poder estar em Versailles, penso na nossa "apagada e vil tristeza", que mesmo sem comparação possível nos podia dar os divertimentos da Côrte em Queluz e não dó ou porque não é políticamente correcto ou porque, mais prosaicamente, não há dinheiro. E lembrei-me e trauteei uma canção, julgo que cantada pelo Rui de Mascarenhas, que falava dos "serenins de Queluz", essa muito politicamente incorrecta por que falava do Senhor D. Miguel.

MR disse...

Também gostava de ver esta exposição. Realmente, o nosso Versalhes podia animar-se. Acho que é mais inatividade e falta de apoio porque haveria público.
Boa noite!

bea disse...

Há-de ser uma exposição interessante. Mas nem tudo que nos interessa está ao nosso alcance. Passo.