Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Martinho Lutero - a nossa vinheta


Iniciou-se ontem o ano comemorativo do quinto centenário da Reforma. Os cristãos protestantes assinalaram o Dia da Reforma, recordando assim o protesto que Martinho Lutero expressou numa carta dirigida em 31 de Outubro de 1517 a Albrecht de Brandenburgo que, na qualidade de Markgraf (conde) de Brandenburgo, acumulava ainda as funções de príncipe eleitor, arcebispo de Magdeburg e arcebispo de Mainz. Lutero, monge da ordem de S. Agostinho, criticava um conjunto de práticas, habituais na Igreja Católica da época, entre elas, a venda das indulgências, fonte de rendimento para a vivência luxuriosa de muitos bispos e para a construção de igrejas, incluindo a edificação da Basílica de S. Pedro. É possível que tenha afixado as teses à porta da igreja de Wittenberg – porém, não existem provas que suportem esta ocorrência.
A abertura do ano jubilar que culminará nos 500 anos da Reforma no próximo dia 31 de Outubro de 2017, foi celebrada ontem num acto oficial em Berlim, presidido pelo Presidente da República Alemão, Joachim Gauck.
A Martinho Lutero num retrato de Lucas Cranach o Velho de 1541, que pretendia tudo menos a cisão da Igreja Católica de então, é dedicada a nova vinheta.

2 comentários:

MR disse...

Ouvi há dias que se celebravam agora os 500 anos da Reforma. Também a Utopia foi publicada há 500 anos. Que ano que foi 1516!...
Uma boa escolha e um lindo quadro.

bea disse...

E é bem dedicada que Lutero merece.