Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 30 de março de 2017

Onde me apetecia estar - 136

 Um desejo que acalento há anos, passar um dia no Désert de Retz, o jardim sonhado por Monsieur de Monville, François-Nicolas Henri Racine du Jonquoy, músico, compositor, arquitecto e até alquimista ...
 Rico e erudito, este grand maître des eaux et des forêts de Rouen era também grande leitor de Rousseau e sonhava com um lugar único que celebrasse a Natureza . É esta a génese destes 40 hectares ( hoje só 20, o resto foi para o golf ... ) contíguos à floresta de Marly , que o senhor de Monville começa a desenhar a partir de 1774, reinventando a paisagem com espécies vindas de todos os continentes, com templos de Pã, orangeries, falsas ruínas, pirâmides vegetais, pavilhão chinês ( que já não existe ), tenda tártara, etc .




Um sonho que vai durar até 1794, declinando a partir da Revolução, mas não sem ter sido visitado por Maria Antonieta , a Du Barry, Gustavo III da Suécia e tantos outros famosos do tempo, ano em que parte do mobiliário é vendido e 40 espécies raras são retiradas das próprias estufas ... Três anos depois, morre o criador deste espaço onírico e será preciso muito tempo até que se restabeleça a normalidade a cargo das autoridades municipais, actuais proprietários.
As visitas e outras informações podem ser obtidas na mairie de Chambourcy.


2 comentários:

MR disse...

Um sábado lá para setembro. Vi que não é longe de Saint-Germain-en-Laye... E que há comboio. :)

bea disse...

Parece um bonito lugar e a visita aos 20 hectares deve ser de dia inteiro.
Bom passeio.