Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Visitantes de Versalhes: 1682-1789


Com mais de sere milhões de visitantes por ano, o palácio de Versalhes e os seus jardins estão entre os locais históricos mais frequentados do mundo.
Viajantes franceses e estrangeiros, príncipes e embaixadores, artistas, escritores e filósofos, arquitetos e sábios, turistas, visitantes de um só dia, todos se cruzam em Versalhes.
Simultâneamente espaço real e público, Versalhes era o teatro do espetáculo quotidiano que o Rei dava à sua Corte. Os visitantes afluíam a este palácio que se tornou o mais acessível da Europa. A sociedade era convidada a ir a Versalhes.
Podemos encontrar em memórias, gazetas e jornais literários o rasto da visita de certas pessoas e das festas que com que foram recebidos. Da embaixada do Sião em 1686 à embaixada do reino indiano de Mysore em 1788, representantes de todos os continentes foram a Versalhes.
Através de mais de 3000 obras, a exposição, que pode ser vista até 25 de fevereiro de 2018, traz até nós esses visitantes, desde a segunda metade do século XVII até à Revolução Francesa.


2 comentários:

bea disse...

Ainda não pus um pé em Versailles. Paciência:).

MR disse...

Bom dia!