Prosimetron

Prosimetron

domingo, 5 de novembro de 2017

Marcadores de Livros - número extraordinário

Hoje fui beber um chocolate (75% vindo da Venezuela) na mais recente loja da «minha aldeia» a Chocolataria Artesanal: Calçada do Cacau. O chocolate é bom; vou voltar. E deram-me um marcador para o livro que levava.

 

no marcador inscreve-se um poema:

Eu hei de um dia levar-te ao Panteão,
E na calçada declarar-te o meu amor;
Nem que derrame chocolates pelo chão...
Doce e paixão: há na vida, algo melhor?
J. A. M.



8 comentários:

MR disse...

Tenho de ir experimentar esse cacau e trazer um marcador.
Esperemos que eles arranjem um poeta popular melhor que esse J.A.M. para futuros marcadores :-)
O cacau é tão bom como o da San Ginés em Madrid?
Bom jantar!

Anónimo disse...

Talvez porque exista um erro de transcrição que muda todo o sentido à quadra.
Esse poeta "roskopf" tem um outro marcador de livros onde tens esta treta escrita também.

Só desdenha a poesia
Quem tem a alma vazia
De sentimento profundo;
Quem vive agarrado ao mundo

E às coisas vãs que contém.
Morrerá pois, certo dia,
Sem provar a nostalgia
E o sentir, que alma tem.

Pobre do poeta… em vão,
Quer chegar-lhe ao coração
Declamando, com um grito,
Alto, até ao infinito…

Podes poeta gritar…
Que os versos que tens escrito,
Jamais poderão entrar
Em corações de granito.

Anónimo disse...

Correcção da quadra do marcador da Calçada do Cacau.
Enviei un comentário anterior a pedir essa rectificação mas, não vejo o meu comentário nem a devida correcção a qual apreciaria.
A transcrição correcta da quadra é a seguinte:

EU HEI-DE UM DIA LEVAR-TE AO PANTEÃO
E NA CALÇADA, DECLARAR-TE O MEU AMOR;
NEM QUE DERRAME CHOCOLATES PELO CHÃO.
DOCE E PAIXÃO: HÁ NA VIDA ALGO MELHOR?

Jad disse...

Sim existe uma gralha; está "derrames" por "derrame". Quando estiver no computador faço a correção. Obrigado

Jad disse...

Mas os chocolates que comprei e foram comidos como sobremesa receberam a nota máxima por unanimidade.

MR disse...

Anónimo, não se aborreça!
Sim, nota máxima para os chocolates e para a ideia dos marcadores. :-)
E com a correção a quadra está muito melhor. :)
Boa semana!

Jad disse...

O que interessa é que tanto o Chocolate bebido - o 75%, que o outro ainda não provei - como os cubos de chocolate com sabores (e provei o maçã com canela e o de figo) são de primeira qualidade.

Anónimo disse...

Ainda bem e obrigado. Os chocolates da Calçada do Cacau são realmente o cerne da questão. Infelizmente ainda não provei, mas lá irei um dia. :-) Já agora, desejos de sucesso com o "Blog".
Melhores cumprimentos.