Prosimetron

Prosimetron

domingo, 7 de janeiro de 2018

In memoriam France Gall


France Gall faleceu hoje aos 70 anos. 
Naturalmente será a sua vitória no Festival da Eurovisão em 1965 que ficará para sempre na memória do público internacional. Mas "Poupée de cire, poupée de son", composta por Serge Gainsbourg, não retrata de todo o talento desta grande artista que, ao longo dos anos 70 e 80, soube distanciar-se do repertório "yé-yé" da década de 60 e seguiu, pelo menos em França, uma carreira sólida.
A sua vida privada conheceu vários momentos tristes: em 1992 morria seu marido, Michel Berger, e quatro anos depois, falecia a sua filha, vítima de fibrose quística. Ainda assim, Gall continuava empenhada na sua obra caritativa em Paris, dedicada a mulheres sem-abrigo.
Uma pequena homenagem a France Gall: a minha canção preferida, Ella elle l'a, de 1988, que foi um enorme sucesso também na Alemanha e que se destinava a um dos ídolos de France Gall, Ella Fitzgerald.
RIP    


4 comentários:

MR disse...

Não sabia. :(

M,Franco disse...

Já tinha visto a notícia da morte, mas desconhecia
a vida infeliz da sua vida pessoal. Não foi das
vozes francesas minha preferida, mas o que me toca
mais, são os que desaparecem e que fizeram parte
dos sons da minha juventude.Por mim falo.
Começa a ser um facto irreversível e...faz pensar.
Desejo-lhe uma boa semana.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Muito obrigado pelo seu comentário, Maria Franco. Gall empenhou-se igualmente em projectos humanitários no Senegal. ...
Enfim...
Uma boa semana também para si

bea disse...

Como eu gostei de a ouvir no festival da canção! Depois perdi-a de todo. E desconhecia esses pormenores pessoais que só a valorizam a meus olhos. Espero que, apesar das tristezas - que sempre existem e fazem parte de viver - tenha tido muitos momentos de alegria. E que a morte não tenha sido difícil. Por vezes, faz sofrer em demasia.