Prosimetron

Prosimetron

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Marcadores de livros - 962

Fotos de Jean-Louis Martinetti

O Promenade des Anglais » faz parte da história de Nice, e com ele as cadeiras azuis - chaises bleues - que se encontram colocadas ao longo do passeio viradas para o mar. Os passantes gostam de se sentar nessas cadeiras a admirar o azul da Riviera.
Para os habitantes de Nice, estas cadeiras são um emblema do promenade.  Mas quem conhece Charles Tordo, o fabricante dessas cadeiras? À volta de 1950, Ballanger, detentor da concessão do promenade precisava de 800 cadeiras para alugar e sentar as pessoas.
Ballanger conhece então Charles Tordo, um torneiro, conhecido pelo seu espírito engenhoso e habilidade, empregado numa empresa de manutenção de comboios. Depois do trabalho, ele e a sua família vão-se dedicar ao fabrico das 800 cadeiras, que passaram a ser conhecidas como fauteuil Ballanger.
Louis Tordo, filho do criador das cadeiras, escreveu um pequeno livro em que conta La véritable histoire de la première Chaise Bleue.

... a olhar esta maravilhosa praia de pedras.

2 comentários:

bea disse...

O azul destas águas é na verdade diferente. Mas que saudades da areia onde os calcanhares afundam satisfações inocentes, contentamento de pés.

MR disse...

Pois, não é o caso. Esta é uma praia estreitíssima e só de pedras. :)
Bom sábado!