Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Leituras no Metro - 977


«Que está a fazer aqui em Mestre? – perguntou Brunetti.
«O senhor sabe como é – começou ele. – Fartei-me de tentar arranjar um apartamento em Veneza. Eu e a minha mulher andámos dois anos à procura, mas é impossível. Ninguém quer alugar a um veneziano, com medo que a gente se meta lá dentro e depois nunca mais consigam tirar-nos de lá. E os preços, para quem quer comprar, cinco milhões o metro quadrado. Quem é que consegue? Por isso viemos para aqui.
«- Parece arrependido, sargento.
«Gallo encolheu os ombros. Era um destino muito comum entre os venezianos, corridos da cidade por rendas e preços exorbitantes.
«- É sempre difícil sair da nossa terra, senhor comissário […].»
Donna Leon – Vestido para matar. Lisboa: Presença, 2000, p. 34-35


«Bateu à porta do gabinete de Patta e disseram-lhe para entrar. […] O tampo [da secretária…] estava cheio de pastas, relatórios, até mesmo, numa das pontas, um jornal amachucado. Não era o habitual L’Observatore Romano de Patta, reparou Brunetti, mas sim o quase obsceno La Nuova, um jornal cuja grande tiragem parecia basear-se na dupla conclusão de que as pessoas não só faziam coisas vis e ignóbeis, mas que as outras pessoas gostavam de ler sobre isso.»
Donna Leon – Vestido para matar. Lisboa: Presença, 2000, p. 84

4 comentários:

Mª Luisa disse...

Foi o primeiro que li, embora não ser o primeiro editado. Logo voltei ao primeiro.
Lembro que este li-o em Alacante e que gostei .
Boa tarde!

Miss Tolstoi disse...

Gostei deste livro.
Boa sugestão: um livro de Donna Leon, quando terminar o da Fred Vargas.
Boa tarde!

Miss Tolstoi disse...

Lisboa está cada vez mais parecida com Veneza, no caos do turismo e da habitação. E "La Nuova" (que não conheço) é o nosso "Correio da Manha".

MR disse...

Luisa,
É o quarto livro que leio dela. Primeiro li "Provas manipuladas" e como gostei resolvi continuar a lê-la a partir do primeiro livro do comissário Brunetti: "Morte no La Fenice", "Morte numa terra estranha" e agora este "Vestido para a morte". Vai seguir-se lá para Verão o quarto da série.

Miss Tolstoi,
Por isso escolhi estas duas citações. Aliás, isso vê-se ao longo dos vários livros do comissário Brunetti. Donna Leon deve conhecer bem Veneza porque vive lá.
Lisboa é uma cidade pequena, não aguenta tanta gente. E tem cada vez menos habitantes, o que é um contra-senso.

Bom dia para as duas.