Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Parabéns, João Soares!


João, se calhar já tem este livro, mas como é um presente virtual...

Lisboa: Ed. 70, 2018

«Five came back, o título original deste livro, recupera o nome de um filme americano de aventuras de 1939 dirigido por John Farrow. Nesta narrativa inédita feita a partir de cinco grandes realizadores de Hollywood - John Ford, George Stevens, John Huston, William Wyler e Frank Capra - o autor, Mark Harris, demonstra como estes nomes também moldaram a Segunda Guerra Mundial e como, por sua vez, a guerra os transformou. Num movimento inaudito na época, o governo dos Estados Unidos fez um enorme esforço de propaganda de Guerra para Hollywood, permitindo-lhes filmar em zonas de combate até então interditas. Os cinco magníficos é, assim, em simultâneo uma história de Hollywood e da Segunda Guerra Mundial através da vida e do trabalho destes cinco realizadores incontornáveis, demonstrando a influência da sétima arte na cultura mundial e na cultura popular. 
« A obra foi adaptada para um documentário de três episódios pela Netflix, em 2017, narrado por Meryl Streep com testemunhos de Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro, Paul Greengrass, Lawrence Kasdan e Steven Spielberg.» (Retirado do Wook.)
Não o li, mas estou com vontade de o fazer. E também gostaria de ver o documentário.


Um dia feliz!

2 comentários:

bea disse...

Um presente original, sem dúvida.
E parabéns ao aniversariante:).

Rui Luís Lima disse...

Um livro que desconhecia. Na verdade Hollywood esteve na "frente de guerra" com a série "Why We Fight", mas também a Disney, algo que só descobrimos ao visitarmos uma exposição no CCB onde era possível vermos como os famosos personagens saídos dos Estúdios Disney combatiam as forças do III Reich.
Muito bom dia e parabéns aos aniversariante!