Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Un rêve d’Italie: La collection du marquis Campana


O Louvre e o Hermitage juntaram-se para preparar esta exposição especial sobre a coleção do Marquês Campana, constituída principalmente entre os anos de 1830 e 1850. Com esta coleção, a mais ambiciosa coleção particular do século XIX, o Marquês Campana pretendia dar uma imagem da herança cultural italiana, antiga e moderna. Mas a coleção foi apreendida no final de um julgamento por desvio de fundos, que foi instaurado em 1857 e vendida pelo estado pontifício e dispersa por toda a Europa.
As principais obras da coleção foram adquiridas em 1861 pelo czar Alexandre II, tendo enriquecido as coleções do Hermitage. As restantes - mais de 10000 - foram compradas por Napoleão III e distribuídas entre o Museu do Louvre e muitos museus provinciais. Muitos primitivos da coleção de Campana, como a Virgem e a Criança de Botticelli, foram posteriormente agrupados no Petit Palais em Avignon, inaugurado em 1976.
Pela primeira vez desde a sua dispersão em 1861, a exposição dá uma imagem da riqueza e diversidade da coleção Campana. Com mais de 500 obras, incluindo muitas obras-primas como o Sarcófago dos Esposos ou A Batalha de San Romano por Paolo Uccello, apresenta a figura romântica de Giampietro Campana, sua paixão como colecionador e o modo como ele reuniu este conjunto extraordinário. A exposição também destaca a influência da coleção Campana nas artes e ofícios da segunda metade do século XIX. 
Até 18 de fevereiro no Louvre.


4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Bem gostava de ver. Pode ser que ..

MR disse...

Pode ser... :)

Rui Luís Lima disse...

Uma exposição tentadora a visitar, embora os tempos não sejam propícios a aventuras por terras Parisienses para um turista):
Boa noite

MR disse...

É mesmo: exposição tentadora e nada tentador passear por Paris.
Boa noite!