Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Leituras no Metro - 1030

Lisboa: Livros do Brasil, 1987

Este livro é impressionante. Quotidianos terríficos (massacres, chantagens, escravatura...) na que era considerada a capital do mundo, antes da subida de Hitler ao poder. A vida dos habitantes de Berlim e as guerras e intrigas entre os nazis de 1933 a 1945.
O guia Baedecker apelidava-a de «colossal», por seu maior que Paris e Londres. «Com efeito, de uma cidade com apenas dois milhões de habitantes, prussianos, judeus e outros, quando Hitler alcança o poder, será transformada numa metrópole onde trabalham quatro milhões de escravos emigrados da Europa. Berlim será com os seus barracões o centro fabril militar do III Reich consagrado ao armamento. Apesar dos mortos, dos fugitivos, dos jovens desaparecidos, no final haverá quatro milhões de mulheres, de velhos e sobretudo de emigrados. Os dias e as noites deste universo apocalíptico, sob os clarões dos contínuos bombardeamentos, estão contidos nestas páginas. Mas não podemos falar da existência agitada, larvar, do que resta do povo de Berlim sem nos alargarmos sobre as aranhas negras do regime, os oficiais e funcionários da Polícias, cujas intrigas e conflitos internos explicam cinquenta anos depois, o porquê do que se passou.» (p. 7-8)

2 comentários:

APS disse...

Fiquei com boa impressão deste livro, que li aqui há uns anos.
Toda a colecção, que completei graça à MR ("V. Q. no Uruguai..."), é um magnífico repositório informativo de várias épocas e países.
Boa tarde.

MR disse...

Nunca tinha lido este volume.
Já não me lembrava do volume do Uruguai... :-)
Boa tarde!