Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Já chegámos ao Brasil?


Sobre o título de «ASAE apreende livro As gémeas marotas na Bedeteca de Lisboa», Fábio Monteiro escreve no Expresso de hoje sobre a apreensão desse livro numa biblioteca pública. Eu não queria acreditar!!!
As gémeas marotas «é uma recriação erótica da personagem Miffy, pequena coelha branca, protagonista de histórias simples para a infância, do autor holandês Dick Bruna, falecido em 2017. Ao Expresso, a ASAE não justificou a ação». Não justificou porque este ato não tem justificação. 
A ação nem sequer foi despoletada pela Asa, editora de Dick Bruna em Portugal. Foi-o por um artigo do padre Gonçalo Portocarrero de Almada, colunista do Observador e cruzado dos 'bons costumes', que, fazendo eco de uma polémica que teve lugar na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, escreveu em 7 de setembro passado naquele jornal: «Só uma mente depravada, senão mesmo criminosa, se empenha em perverter as crianças, através de uma aparentemente inocente história infantil.» Eu, como a grande maioria dos portugueses, desconhecia o livro, mas pelos vistos o padre leu-o. E o que aconteceu? Com esta crónica de Portocarrero de Almada a edição de 5000 exemplares, publicada há sete anos, esgotou. E se mais livros houvesse, mais livros se tinham vendido. :-))

6 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Li este artigo e nem queria acreditar. Deve aqui haver algum mal entendido sobre as funções da ASAE. Agora a ASAE apreende livros como apreende carne imprópria para consumo?

Rui Luís Lima disse...

Possivelmente um dia destes iremos ler na net:
«este livro não está disponível no seu país».
Confesso que tenho saudades das capas e dos livros da editora Afrodite!
Boa noite!

bea disse...

Pensava eu que a ASAE só fiscalizava produtos alimentares e estabelecimentos de restauração investigando o cumprimento da legislação em casos ligados à higiene de instalações e dos ditos produtos. Mas se calha faz também de lápis azul

MR disse...

Faz parte das funções da ASAE apreender objetos contrafacionados, mas se a ASA não apresentou queixa... E se foi este o caso, que respondesse isso ao Expresso.
Isto é tudo esquisito.
Bom dia!

Isabel disse...

Mas este livro é um livro infantil?...

Eu tenho a colecção dos livros do Dick Bruna (35 livrinhos) e o título que existe na colecção é "As meninas gémeas", que não tem nada de mal.(?)

Boa noite:))

MR disse...

Não, é uma paródia para adultos assinada por um Brick Duna. :-) E nas bibliotecas municipais está nos livros de adultos.
Boa semana!