Prosimetron

Prosimetron

sábado, 23 de novembro de 2019

Leituras no Metro - 1044

Porto Salvo: Desassossego, 2018

Júlio Fogaça, oriundo de uma nobreza rural, nasceu em Alguber (Cadaval) em 1907. Aderiu ao PCP na mesma altura que Álvaro Cunhal e durante várias décadas defenderam orientações políticas opostas: o primeiro a Política de Transição Pacífica ou Solução Democrática e Pacífica; o segundo o Levantamento Nacional.
Júlio Fogaça converteu-se ao comunismo em Lisboa e chegou à direção do partido depois de ter sido  preso, torturado e por duas vezes desterrado para o Tarrafal. Foi expulso do PCP, mas as circunstâncias dessa expulsão e da derradeira prisão pela PIDE ainda hoje continuam encobertas. Quem o denunciou aquando da sua última prisão na Nazaré? Não parece ter sido o seu companheiro, um operário que nada tinha a ver com o PCP. Por que foi deixado para trás na fuga coletiva de Caxias? E por que foi expulso do PCP? Duas circunstâncias devem ter pesado: a 'rivalidade' com Cunhal e a sua homossexualidade. Ainda hoje, o PCP é um partido reacionário em questões de costumes.
Segundo Carlos Brito, depois da prisão de Cunhal, «Júlio Fogaça foi assumindo cada vez mais protagonismo, até atingir o seu ponto máximo, no V Congresso [o do Estoril]. Não era um comandante como Álvaro Cunhal, que se impunha naturalmente, mas Júlio Fogaça destacava-se claramente pelas suas qualidades intelectuais.» (p. 198)
Morreu em Lisboa em 1980 e o seu arquivo encontra-se na Academia das Ciências de Lisboa.
Gostaria de saber onde Adelino Cunha se fundamentou para afirmar que «a PIDE desmantelou organizações clandestinas e conseguiu recrutar vários rachados, entre os quais um membro do Comité Central [do PCP], Manuel Domingues, que acabou por ser assassinado depois da sua expulsão.» (p. 177)
Uma das versões para o assassinato de Manuel Domingues, e que a mulher deste sempre defendeu, é que ele queria abandonar o PCP e ir para o estrangeiro, por já viver há demasiados anos na clandestinidade. Foi convocado para um encontro, onde foi morto. Quem o matou? A seguir ao 25 de Abril, ela quis consultar o processo dele da PIDE e este tinha desaparecido...

Fogaça retratado pela irmã Beatriz?
Lisboa, Academia das Ciências
Júlio Fogaça no Chiado.
A casa da Quinta do Porto Nogueira, onde Júlio Fogaça nasceu, é hoje um turismo de habitação.

2 comentários:

bea disse...

Há coisas muito estranhas no comportamento do PCP. Esta biografia deve ser interessante. Fogaça parece-me pessoa a merecer atenção.

MR disse...

Gostei do livro. Aprendi qualquer coisa.
Bom sábado! Bom fim de semana!