Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A frase do ano

«Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia».
Miguel Sousa Tavares



7 comentários:

bea disse...

Há verdade no que diz MST. Mas gostei de ouvir a Greta e acredito na simplicidade da sua conversa que ainda não é afectada e me parece vinda directamente dos seus ideais adolescentes. E até lhe noto certo sentido de realidade.
Ficou-me a incómoda sensação, apesar dos jovens portugueses que a esperavam, que Portugal não está muito virado para a Greta e seus ideais ambientalistas. Talvez pelas nossas cúpulas tímidas ou ausentes. É como se ela indique um caminho e eles fiquem no rés da estrada a olhar.
Achei triste da nossa parte.

MR disse...

Acho que a Greta Thunberg teve bastante impacto ao alertar os jovens (e não só) para o desastre ambiental do planeta. Mas irritou-me ela afirmar que «não devia estar aqui mas na escola», como se houvesse culpados para isso senão ela ou os pais. É uma miúda e parece estar a fazer profissão de uma causa. Está-se a transformar-se num daqueles políticos sem profissão.
Acho que o PR fez muito bem em não a receber.
Quanto à Joacine Katar Moreira, nem me pronuncio.
Bom dia!

Miss Tolstoi disse...

Sempre achei que é preciso ser um pouco louco para dizer umas verdades, ainda por cima com humor. Muita gente pensa algo no género, mas não tem coragem para o dizer - cala-se.
Boa tarde!

bea disse...

MR
entendi quando Greta o disse - que devia estar na escola -, que significava, se as coisas do ambiente não estivessem tão degradadas como estão, se os políticos e as pessoas em geral tomassem medidas sérias para contrariar a catástrofe e nos darem a possibilidade de futuro que queremos ter, eu estaria na escola.
E não vi nisso nada mais do que aquilo que a garota tem vindo a apontar.

MR disse...

Miss Tolstoi,
Concordo consigo.

Bea,
Eu percebi o que ela quis dizer. De qualquer modo, não me parece bem que não esteja na escola, que é onde deviam estar TODOS os miúdos da idade dela.

Boa tarde para as duas.

Isabel disse...

Aqui há dias li não sei onde, que os jovens não estão dispostos a prescindir das mordomias que têm, em favor da causa ambiental.E eu também acho isso. É muito bonito seguir multidões, que estão contra isto e aquilo, e dizer que sim, que os políticos têm que tomar medidas, achar muito bem o que a Greta diz ou faz e blá,blá,blá...mas depois peçam-lhes para fazer algum sacrifício em favor da causa: não estão dispostos a isso.
Cada vez que vejo o resultado de um desfile de caloiros, aqui na cidade (que estes desfiles, não sei porquê, acontecem quase semana sim, semana não - andam sempre em festanças) e o rasto de porcaria que deixam por onde passam, duvido muito que algum deles esteja interessado nos problemas do Planeta. Eles querem é beber cerveja e curtir!

E os adultos é igual. Por mim falo, que sou um bocado consumista. Tenho cuidado em separar o lixo, tento evitar usar sacos plásticos de que posso prescindir (raramente aceito sacos plásticos nas lojas), mas pouco mais. Eu acho que os excessos têm mesmo que passar pelas "proibições", através de leis. Não sei bem quais, ou como, mas não vamos lá só com boa vontade. E penalizações duras para quem comete crimes contra o ambiente.
Infelizmente nada se faz porque há muitos interesses económicos em jogo.

Bom sábado:))

MR disse...

Também acho que tem de haver penalizações. Há anos saiu uma lei que proibia a venda de bebidas em garrafas de plástico para serem consumidas em restaurantes e cafés. Até hoje continuamos a consumir montes de garrafas de plástico em restaurantes e cafés.
A lei pela qual os sacos de plástico passaram a ser pagos sortiu bastante efeito.
Alguém poupa água?!
Já não falo das fábricas, etc, que poluem os rios e contra as quais pouco é feito. Há pouca fiscalização e as multas são pequenas.
Aguardemos o que vem por aí para proteger o ambiente.
Bom sábado!