Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 9 de março de 2020

The Irascibles: Painters against the Museum (New York, 1950)

The Irascibles, foto de Nina Leen publ. Life magazine, 15 jan. 1951 
© Nina Leen/The LIFE Picture Collection

A fotografia que se tornaria o retrato canónico da geração de artistas conhecida como New York School foi tirada pela revista Life em 1950 para ilustrar a sua capa a propósito de um protesto coletivo contra a exposição American Painting Today, organizada pelo Metropolitan Museum of Art nesse ano. Usando a fotografia como ponto de partida, The Irascibles: Painters Against the Museum (Nova Iorque, 1950) apresenta o grupo de artistas que participaram no protesto e mostra a enorme complexidade do mundo artístico americano da época.
Em 1948, três pintores (Robert Motherwell, William Baziotes e Mark Rothko) e um escultor (David Hare) abriram uma pequena escola cooperativa em Greenwich Village. Como parte do currículo, eles realizaram palestras na sexta-feira à noite, lideradas por outros artistas, críticos de arte e intelectuais. Embora a escola não tenha funcionado sequer um ano, o programa de sexta-feira à noite continuou sob a direção de vários professores da Universidade de Nova Iorque, que simpatizavam com o trabalho desses artistas.
As sessões tinham lugar no que ficou conhecido como Studio 35, depois de se instalarem na 35 East Eighth Street. Num simpósio especial de três dias, em abril de 1950, Adolph Gottlieb propôs que os participantes protestassem contra a próxima exposição do Metropolitan Museum. Esta mostra competitiva foi aberta a artistas de todo o país, com júris regionais escolhendo os semifinalistas e uma autoridade designada pelo museu para decidir o prémio final. Como muitos jurados de Nova Iorque eram conhecidos por serem hostis à arte moderna, Gottlieb argumentou com razão que o seu trabalho não seria julgado de maneira justa.
Ele escreveu imediatamente o primeiro rascunho de uma carta aberta dirigida ao presidente do Metropolitan Museum, Roland L. Redmond, que foi assinada por alguns dos pintores que participaram no simpósio. Outros artistas juntaram-se mais tarde, incluindo alguns escultores, embora a exposição no Metropolitan tenha sido dedicada exclusivamente à pintura.
A carta foi publicada na primeira página do New York Times em 22 de maio, sob a manchete «18 Painters Boycott Metropolitan: Charge 'Hostility to Advanced Art'». O Herald Tribune respondeu com um editorial duro no qual se referia aos manifestantes como «os dezoito irascíveis».
Para incluir esta polémica na cobertura que fez da exposição no Metropolitan, a revista Life pediu aos artistas que se sentassem para uma fotografia de grupo, que se tornou o retrato não oficial da New York School. O artigo foi publicado na edição de 15 de janeiro de 1951 da revista Life sob o título «Irascible Group of Advanced Artists Led Fight Against Show».
Os quinze artistas que apareceram na fotografia incluíam alguns dos membros mais conhecidos da Escola de Nova Iorque (Willem de Kooning, Jackson Pollock, Mark Rothko, Adolph Gottlieb, Barnett Newman, Clyfford Still e Robert Motherwell), além artistas menos conhecidos (William Baziotes, Theodoros Stamos e Ad Reinhardt) e outros pintores que foram colocados fora da história (Hedda Sterne, James Brooks, Jimmy Ernst, Bradley Walker Tomlin e Richard Pousette-Dart). Os outros três pintores que assinaram a carta de protesto não estavam em Nova Iorque no dia da fotografia. Fritz Bultman e Weldon Kees, dois jovens pintores que também não aparecem na fotografia, viram as suas carreiras afetadas por essa razão.
A Fundação Juan March (Madrid) reúne, pela primeira vez, numa exposição uma seleção de obras produzidas na época em que esse grupo de pintores decidiu contestar a política do Metropolitan. Ela apresenta trabalhos de todos os irascíveis - aqueles com carreiras de sucesso e outros menos conhecidos que raramente expõem dos Estados Unidos -, oferecendo aos visitantes uma compreensão muito mais rica de um dos grupos mais importantes de artistas de meados do século XX.
Até 7 de junho.

Willem de Kooning - Zot, 1949
Jackson Pollock- Yellow Islands, 1952
Hedda Sterne - Y, NY No. X, 1948

2 comentários:

bea disse...

De acordo com o que li, há-de ser uma exposição interessante.

MR disse...

Pareceu-me... :)