Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de agosto de 2020

O Mestre de Santa Clara no MNMC

A nossa vinheta propõe, como sugestão, uma visita ao Museu Nacional Machado de Castro, à obra do Mestre de Santa Clara, A Virgem com o Menino e dois Anjos (1400-1500) 

[A obra pertence ao Museu de Arte Antiga]


O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) apresenta na rubrica “Museu Visto à Lupa” e “Tesouros Partilhados”( 7ª edição), a obra do Mestre de Santa Clara, através do confronto de duas das suas mais importantes obras até hoje identificadas.

«A obra “Virgem com o Menino e Dois Anjos”, na posse da família Espírito Santo durante décadas, esteve dada como desaparecida pelos especialistas em arte antiga, tendo aparecido à venda no leilão Palácio do Correio Velho, em Março de 2015. Adquirida pelo Estado, através da Direcção Geral do Património Cultural, foi então incorporada no Museu Nacional de Arte Antiga.


Trata-se de uma pintura a óleo e têmpera sobre madeira, designada por Nossa Senhora da Graça, uma das mais populares devoções nas igrejas portuguesas no final da Idade Média. Apesar disso, e como aconteceu com quase toda a pintura do século XV, poucos exemplares chegaram até nós. O quadro sofreu alterações, não sendo claro tratar-se de um tríptico ou de três fragmentos de uma única pintura.

Mesmo na construção material, o painel é algo invulgar, utilizando madeiras diferentes. Pode, contudo, associar-se ao pintor conhecido como Mestre de Santa Clara e ao Tríptico (com o mesmo nome) feito para este convento de Coimbra, datado de cerca de 1486, que se conserva e expõe no Museu Nacional de Machado de Castro e que documenta uma oficina talvez sediada nesta cidade.

O estudo das obras de MNMC, cuja intervenção de conservação e restauro envolveu o recurso a modernos métodos de exame e análise que incluem a radiografia e a reflectografia de infravermelho digitais, resultou num conhecimento aprofundado sobre esse conjunto retabular e outras obras relacionáveis com o seu autor, nomeadamente (a partir de 2015) a “Virgem com o Menino e Dois Anjos”, que se insere na rubrica “Tesouros Partilhados”, agora patente no núcleo da pintura do século XV.
O Museu vai disponibilizar na sua programação, durante o mês de Agosto, todas as quintas-feiras, às 18h00, visitas orientadas aos núcleos abordados, com lotação condicionada e mediante inscrição, que pode ser feita através do e-mail servicoseducativos@mnmc.dgpc.pt.»


Boa noite!

1 comentário:

MR disse...

Bonita pintura.
Bom domingo!