Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Splendide Hotel

Foi neste hotel de Marselha que Varian Fry se instalou para salvar muitas pessoas que fugiam do nazismo. Veio para enviar para os EUA os cérebros, os escritores, os artistas. Salvou 1800 pessoas, umas embarcaram diretamente em Marselha, outras passaram clandestinamente a pé a fronteira francesa para chegarem a Lisboa.

9 comentários:

PNLima disse...

São de louvar e lembrar todos aqueles que contribuíram para salvar alguém das terríveis/horríveis/inqualificáveis acções dos alemães na IIª Grande Guerra.
Bom dia

bea disse...

Quanto se sofreu nessa época.

MR disse...

Os franceses petanistas tb não foram nenhuns santos. O Governo de Vichy entregou e assassinou alemães, judeus, antifascistas... Prendeu os membros do governo da Frente Popular e fez-lhes um julgamento-fantoche que não chegou ao fim porque nunca imaginou que de acusador passasse a acusado, pela defesa de Léon Blum.
Tempos horríveis.

Boa noite para as duas.

Maria disse...

Verdade, também houve campos de concentração em França.
Tenho cá um filme que fala de sobreviventes do campo de Drancy e que eu acho extraordinário: Emotional Arithmetic (Paolo Barzman, 2008). E tem um elenco de luxo: Susan Sarandon, Gabriel Byrne, Max von Sydow e Christopher Plummer.
Boa noite!
😴

PNLima disse...

Foram tempos mesmo horríveis e ainda hoje tenho dificuldade em ver muitos dos filmes que a retratam. "O Pianista" por exemplo, tive que desistir a meio.
Para a Maria: conhece "Elle s'appelait Sarah" (por cá só estreou em DVD), baseado num livro da Tatiana de Rosnay, com a Kirsten Scott-Thomas? Vale a pena. Vou tomar nota do filme de que fala, para ver se o descobrimos por aí.
Bom dia

Maria disse...

Nao, Paula, estive a ver o trailer e não me recordo de o ter visto. O Pianista é um filme extraordinário, vi-o no cinema e depois comprei o DVD com extras (quis comprar o livro, mas não o encontrei aqui na cidade e desisti, devia ser terrível de ler...).

Um dia feliz!
(por aqui está sol)
🍂🍁🍂

PNLima disse...

Não consegui mesmo ver. Cheguei à parte em que ele está a comer do chão e desatei a soluçar... o rapaz lá de casa achou melhor pararmos, mesmo. Se puder ver a "Sarah" não hesite. O livro é igualmente excelente, aliás a Tatiana de Rosnay, desde a biografia da Daphne du Maurier que se tornou uma das minhas escritoras favoritas.
Bom dia (com sol, que já chega de nevoeiro)
P.S. MR, desculpe a ocupação de espaço com a conversa :)

Maria disse...

Ah, não conheço essa biografia. Tenho o Daphne, da Justine Picardie, que é uma espécie de biografia romanceada e que comprei em 2010. Aliás, durante uns anos segui o blog dela, pois publicava muitas coisas sobre a escritora: datas de encontros, exposições etc., aos quais obviamente nunca consegui ir... :-(

Sorry, MR!
Uma tarde excelente para as duas.
🌞

MR disse...

O melhor dos blogues são as conversas. :)
Vi O Pianista numa reposição no Ideal. Gostei muito.
Sarah é um filme com a Kristin Scott Thomas? Gostei.
Boa tarde para as duas.