Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Leituras na pandemia - 39

Lisboa: Esfera dos Livros, 2013

Entre Lisboa e o Estoril, nos átrios e nos bares dos hotéis como o Avenida Palace, Metrópole e Borges (Lisboa), Hotel Palácio ou o Hotel Atlântico (Estoril), circulavam, durante a II Guerra Mundial, espiões da Alemanha e Grã-Bretanha, bem como espiões dos serviços secretos italianos, franceses, norte-americanos, polacos, checos, romenos e soviéticos. Atuavam em Portugal Continental, nas suas Ilhas atlânticas e nas suas colónias de África, Índia e Timor. Espiões em Portugal durante a II Guerra Mundial trata destas movimentações.

Vida Mundial, 28 ago. 1941

«Em finais de 1939, quando o horário das emissões [radiofónicas] foi adiado para as 22 horas. alguns proprietários de cinemas queixaram-se de que as suas salas de cinema tinham ficado desertas. Em abril de 1941, a legação italiana em Lisboa denunciaria um agente da Philips, em Olhão (Algarve),, que, através da instalação, na rua, de um rádio, ligado nas horas de emissão da BBC, provocava manifestações públicas contra o Eixo. A partir dessa ano, a PVDE começou a vigiar e a reprimir os donos de  aparelhos que abriam as janelas e aumentavam o som na hora de difusão da emissora inglesa. O governo salazarista exigiria mesmo, mais tarde, a remoção da BBC de um dos locutores portugueses, o antissalazarista António [i. é Armando] Cortesão, que, com o apoio da Embaixada  da Grã-Bretanha em Lisboa, acabaria por ser de facto demitido.» (p.78)

5 comentários:

Margarida Elias disse...

Deve ser interessante. Bom dia!

PNLima disse...

Há dois livros do Robert Wilson, policiais, que parte da acção se passa na altura da II Guerra e num deles as movimentações Estoril/Cascais estão bem presentes; no outro é mais o volfrâmio.
O que lê agora deve ser bem interessante, não romanceado.
Bom dia

Maria disse...

Eu li o Último Acto em Lisboa (penso que foi o primeiro que ele escreveu) já há muitos anos; foi nessa altura que fiquei a saber que ele vivia no Alentejo.

Bom dia.
🍂🍁

PNLima disse...

Tenho os de Portugal e os de Espanha e gosto imenso. O inspector português do segundo livro (Na Companhia de Estranhos) bem que merecia mais umas histórias.
Bom dia

MR disse...

Acho que só li Último ato em Lisboa e A companhia de estranhos> de Robert Wilson. Deram-me uma boa ideia para ler algo mais dele.
Bom dia para todas.