Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Leituras no Metro - 1070


Fiquei a saber mais sobre a vida de Jane Austen e sobre as relações entre as suas vivências e a sua obra.
Sabiam que Orgulho e preconceito teve como primeiro título Primeiras impressões? E que Sensibilidade e bom senso intitulou-se inicialmente Elinor e Marianne. Leyguarda Ferreira, quando traduziu este livro para a Romano Torres, chamou-lhe As razões do coração
Não sei qual foi o primeiro livro que li desta autora, talvez Orgulho e preconceito. Sei é que depois de o ler, li todos os que então se encontravam traduzidos pela Romano Torres.


10 comentários:

PNLima disse...

Li esta revista e tenho todos também, mas no original, de bolso. Tenho uma edição ilustrada (linda) do Orgulho e Preconceito e o "Love and Friendship", ambos sem serem em bolso. "Sangue Azul" é "Persuasão" ou "Mansfield Park"?
Estas edições Romano Torres são um encanto para quem gosta de livros.
Boa tarde

Maria disse...

Penso que Sangue Azul é o Persuasão.
Eu pensava que tinha lido tudo dela, mas agora ao ver na rtp2 a série Sanditon descobri que ela deixou esse livro inacabado.
Parece que também deixou um outro: The Watsons.
Tenho alguns livros em inglês, outros em português, e vários filmes e séries.
O meu primeiro livro foi o Pride and Prejudice, ainda era teenager e não a larguei mais.

Boa tarde para ambas!
📚

MR disse...

Paula,
e Persuasão, o que levou a que eu tb comprasse Persuasão pensando que nunca o tinha lido...
As traduções da Romano Torres não são muito fiáveis, mas era o que havia...

Maria,
Sandinton, que ainda não li, está trad. na Relógio d'Água; Os Watsons acho que só há trad. brasileira.

Boa tarde para as duas.


Maria disse...

O último que comprei foi o Lady Susan, um romance epistolar que desconhecia, precisamente da Relógio d'Água.
A Manuela viu o Sanditon?

MR disse...

Tb foi um dos últimos que li, antes ou depois de Amor e amizade.
Vi o primeiro episódio, mas vou ver a série completa este fim de semana.
Boa tarde!

Isabel disse...

Tem uma bela colecção, MR!

Boa atrde:))

Cláudia Ribeiro disse...

Tive conhecimento desta publicação sobre Jane Austen através da Isabel.
Li, gostei bastante e fiquei a saber bastante mais sobre a escritora, pois sabia pouco; inclusive sobre a sua personalidade...
Boa tarde.:))

MR disse...

Estas fotos não são minhas, roubei-as na net. Mas acho que tenho estes livros todos da Romano Torres.
Já não me lembro se soube pelo blogue da Isabel se vi a revista nalgum quiosque. E comprei, li e gostei.
😀
Bpm dia para as duas.

Miss Tolstoi disse...

Uma escritora de que muita gente gosta. Vi-me até em dificuldades para arranjar um quiosque que ainda a tivesse.
Boa noite!

MR disse...

Eu tb. Não a comprei quando a vi a primeira vez e depois fui a dois ou três sítios para a comprar.
Boa tarde!