Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Leituras na pandemia - 55


De uma entrevista que Martin Shuttleworth e Simon Raven fizeram em 1953 a Graham Greene para a Paris Review:
- Que influência influência teve Maurriac sobre si?
[G.G.] - Uma vez mais uma influência muito pequena.
- Mas disse a Kenneth Allott [...] que Mauriac foi para si uma influência clara.
[G.G.] - Disse? Esse é o tipo de coisa que uma pessoa diz sob pressão. Li Teresa Desqueyroux em 1930 e o livro marcou-me intimamente mas, como já disse, não julgo que ele tenha tido qualquer influência em mim, a não ser de um modo inconsciente. O nosso catolicismo é muito diferente: não vejo onde está a semelhança de que as pessoas falam. 
- [...]
[G.G.] - Os pecadores de Mauriac pecam contra Deus, enquanto que os meus, por mais que tentem, nunca conseguem...» (Entrevistas da Paris Review. Lisboa: Tinta da China, 2009, vol. 1, p. 43)

10 comentários:

Maria disse...

A ler e a reler os três volumes de entrevistas da Paris Review que, em boa hora, a Tinta da China resolveu editar.

Dia feliz!
🌾🌼

MR disse...

Li este volume já há uns tempos. Agora preparo-me para os outros.
Gostei do primeiro, mas tive alguma dificuldade em seguir as entrevistas de autores de que conheço mal a obra. Isto deve-se repetir nos outros dois volumes.
Dia feliz!, para já com sol.

Maria disse...

Sim, isso é natural; em contrapartida, algumas entrevistas dão vontade de ir conhecer o autor.
Nunca leio esses livros de seguida, vou lendo...
Também há um livro de entrevistas feitas a autores portugueses pelo Carlos Vaz Marques.

Boas leituras!
📚📖

Cláudia Ribeiro disse...

Recentemente, li algumas entrevistas do volume 3 (Elena Ferrante, Henry Miller, George Steiner,...)
Muito boas!
Penso que tenho mais um volume.
Boa tarde!

bea disse...

Um autor cuja escrita me agrada. Gosto das personagens que cria, das dúvidas existenciais que assolam algumas, do pendor às vezes filosófico com que vai pensando à nossa vista. Alguns dos seus livros parecem-me amplo desenho de moralidade no sentido positivo e negativo.

MR disse...

Hei de ver esse livro de entrevistas a autores portugueses. Foram feitas para a revista Ler? Não me lembro de o ter visto.
O volume 3 é o que vou começar a ler.
Bom dia para as três.

Maria disse...

Não, é um livro da Tinta da China: os Escritores também têm Coisas a Dizer.
Eu gostei bastante.

Bom dia!
🌾📚

MR disse...

O que eu perguntei é se o livro era uma coletânea das entrevistas que o CVM tinha feito para a revista Ler.
Vou espreitar esse livro quando acabar estes. Obrigada!

Maria disse...

Quando o fui buscar à estante não vi nenhuma menção à LER na contracapa; agora, procurando na introdução, vi que foram escolhidas daí.
Comprei o livro no Natal de 2013 (como o tempo passa!) e possivelmente até já teria lido algumas entrevistas mas, tal como as crónicas, gosto de as ter reunidas num livro, vou-me desfazendo das revistas...

Bom jantar!
🥘

MR disse...

Bem me parecia que ele tinha feito boas entrevistas para a Ler, a maioria das quais (senão todas) eu li. Nessa altura eu comprava sempre a revista; agora faço-o raramente.
De qualquer modo, obrigada. Bom dia!