Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 23 de abril de 2021

«O livro é muito bom?»

Londres, Tate

- Quando começou a aprender a desperdiçar tempo?
- Estou ainda a tentar: - «O livro é muito bom? Deixa-o estar um bocadinho.» Ler só uma página ou duas e depois passar para outro. É um processo de aprendizagem. Verdadeiramente, ainda não o aprendi. Oscilo entre aquela consciência de que está tudo a desaparecer e que o tempo está a passar e se não se suga tudo agora nunca mais se vai sugar.
Miguel Esteves Cardoso - entrevista à Revista do Expresso, 7 nov. 2020, p. 52

Como eu o percebo. Antes do último confinamento almocei com um amigo que estava a ler Terra Alta de Javier Cercas e falámos dessa sensação de não querer que o livro acabe. 
Mas se «o livro é muito bom», leio-o de rajada. Só se não puder.

4 comentários:

Mª Luisa disse...

A mi me gusta leer el libro que tengo empezado. A veces sí que da pena que se termine.
¡ Felices lecturas!
Un abrazo.

Maria disse...

Desculpa lá, MEC, mas não concordo. Se um livro me agrada, lei-o de um fôlego, mesmo sacrificando horas de sono... depois, se for mesmo muito bom, volto a ele para o saborear.
Nunco leio romances ao mesmo tempo, mas faço isso com poesia, ensaio, crónicas, contos.
O quadro é belíssimo e fez-me lembrar alguém...

Bom dia para as duas!
🌻🌻

bea disse...

Leio normalmente mais que um romance, estilo de livro que prefiro. Já não leio de rajada e só volto aos livros de que mais gostei se me dou conta que estou a esquecer a razão do gosto. É um prazer saber que tenho um livro por terminar e de que gosto. Ter algo bom à nossa espera é muito salutar, cria um espaço e um tempo de prazenteiros. Mas também me acontece com outras tarefas em que é o gosto a mover-me, daquelas que são para nada e em que sou especialista. Sou muito grata à vida por ter nascido numa época em que a escolaridade era obrigatória. Os meus avós não tiveram tal chance e minha mãe frequentou a escola apenas durante dois anos. Quanto ganhei e eles perderam.

MR disse...

O MEC diz que ainda não aprendeu a saborear uma ou duas páginas por dia...
Eu tb leio mais de um livro ao mesmo tempo e às vezes interrompo um (ou dois) para ler outro de rajada.
Boas leituras!