Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 25 de julho de 2022

«Para onde é que olha nos museus?»

Esta é a pergunta que Guido Brunetti faz à Signorina Elettra, quando falam sobre o quotidiano dos nossos antepassados. E continua:
«"Para as peças bonitas ou para as presilhas dos cintos?"
«"É isso que me causa perplexidade", respondeu ela. "Tantas das coisas do dia a dia deles eram bonitas que eu nunca sei para onde hei de olhar. Presilhas de cintos, ganchos de cabelo, até mesmo os pratos de barro em que comiam."»
Donna Leon - Homens e bestas. Lisboa: Relógio d'Água, 2019, p. 156

Pieter Bruegel, o Velho - Provérbios Flamengos, 1559.

Para o Jad, que tem olho de lince para analisar quadros e descobrir pormenorzinhos interessantes e divertidos neles.

6 comentários:

Maria disse...

Quero ler, pelo menos, um livro da Donna Leon. Não sei é quando, a pilha em espera é impressionante 😉
Boa noite!

MR disse...

Também o meu monte, mas resolvi intervalar com este que ainda não tinha lido.
Boa noite!

bea disse...

Não li nada desta senhora. Tenho a certeza que as presilhas de cinto não me movem num museu. Há-de haver por ali pormenor que mais me chame.

MR disse...

Consoante o interesse das pessoas e o que isso pode representar para a história do vestuário.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

Tenho que começar a fazer este exercício. Bom dia!

MR disse...

😂 Boa tarde!