Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Marcadores de livros - 3418

O Museu do Homem, fundado por Paul Rivet, abriu em 20 jun. 1938, em Paris. Há muitos anos que o não visito. Espero fazê-lo, quando voltar a Paris.


Da esq. para a dir.: Silhueta do esqueleto de Lucy, 32 milhões de anos; Vénus «impúdica», Paleolítico superior; Crâneo de Descartes; Reclinado com máscara de chifres, de Agnès Schulz, Zimbabué, 1929;  Katharina Mart - El Ghicha, Argélia, 1935.

10 comentários:

Mª Luisa disse...

Muito interessante este museu eos marcadores, especiais.
Bom dia
Um abraço

MR disse...

Foi remodelado e disseram-me que o foi muito bem.
Bom dia!

Maria disse...

Espero que vá verificar a remodelação brevemente😉
Bom Solstício de Verão!🌞

MR disse...

Em breve, não me parece.
É verdade, bom solstício de junho!

Justa disse...

No conocía de la existencia de este museo, que seguro es muy interesante.
Los primeros, calados, son preciosos.

Abraços de viernes.

MR disse...

Visitei-o há muitos anos como Museu do Homem e em 1989 vi lá uma expo fantástica de Gauguin, com filas intermináveis. Já nessa época estava envelhecido; foi objeto de remodelação e uma amiga disse-me que está maravilhoso.
Boa noite!

Isabel disse...

Deve ser bem interessante. Tenho esperança de um dia ir a Paris. Não me seduzem as viagens.
Cada vez menos.
Mas Paris, ainda gostava de visitar, com tempo, com calma. É um sonho possível. (Já lá estive de passagem há quase 50 anos).
Bom fim-de-semana:))

Fernando FIRMINO disse...

A propósito da reconhecida dinâmica cultural e artística Parisiense, peço licença para lembrar, aqui, a extraordinária exposição "ARTEMISIA [Gentileschi], Héroine de l'Art", que está patente, até ao próximo dia 3 de Agosto, no Musée Jacquemart André (boulevard Haussmann, 158), a qual tivemos, recentemente, a inesquecível satisfação de visitar [cf., a este respeito, as elogiosas e pedagógicas referências, in "Connaissance des Arts", hors-série"].
Um Bom SÃO JOÃO para todo(a)s!!!...

MR disse...

Vá lá com tempo para poder visitar a cidade, os vários museus e palácios dos arredores, sentar-se nas esplanadas e nos cafés...
Boa semana!

MR disse...

Não tenho ido espreitar o site do Jacquemart André, um museu que é muito apreciado, pelo menos, por três prosimetronistas. Não sabia que lá estava uma exposição de Artemisia, provavelmente a que esteve em Londres. Já lá vou ver. brigada pela dica.
Boa noite de São João! 🎈🎈🎈