Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Boa noite!


Esta tarde fui a casa de um amigo que organizou uma matinée para vermos este documentário de Petra Costa que a RTP2 devia exibir, já que é um canal de serviço público. 
Como os evangélicos brasileiros se tornaram fanáticos religiosos (e políticos), chefiados por um tal Silas Malafaia. Há uma declaração deste pastor sobre a liberdade de expressão que se aproxima muito da opinião que Aguiar Branco tem defendido na AR sobre o assunto: tudo é permitido, tudo se pode dizer, e o povo opinará.
Brad Pitt é um dos produtores deste doc. E a música é de Rodrigo Leão.

2 comentários:

bea disse...

Ainda não vi o documentário (vou deixar para a noite), mas as igrejas que proliferam em Portugal e suponho sejam pagas por alguém e vão além do dízimo - contributo dos crentes -, só deformam mentalidades, criam - ainda mais - preconceitos, alimentam ódios e más querenças. Vão ao encontro dos radicalismos de direita. Instigam uma fé deturpada, ignorante e mesmo estúpida. Mas os crentes crescem como cogumelos alimentados por esperanças a que dou outro nome. Vamos ver se depois do documentário acertei alguma coisa e o que mais fico a saber sobre.
Bom dia!

MR disse...

Bea, essa era a ideia que eu tinha sobre essas igrejas/seitas que proliferam como cogumelos. Mas veja este doc porque é um bocado pior. Também por lá perpassa Bill Graham, um evangélico americano que é (era) o mentor desta igreja brasileira. E João Paulo II que, como sabemos, tudo fez para dar cabo da «teologia da libertação».
Ontem à noite, para o ramalhete ficar completo, li que o secretário da Defesa dos EUA é devoto de um pastor que questiona o direito de voto das mulheres, o que foi confirmado pelo Pentágono.
Bom dia!