Prosimetron

Prosimetron

domingo, 21 de setembro de 2008

Henry de Montherlant


Henry Marie Joseph Frédéric Expedite Millon de Montherlant, nasceu em 20 de Abril de 1895 em Paris e suicidou-se na sua casa, nº 25 do Quai Voltaire, na capital francesa, em 21 de Setembro de 1972, « para escapar à angústia de ficar cego subitamente » . Romancista, poeta, ensaista e dramaturgo, foi eleito de motu proprio para a "Académie Française" em 1960.
A sua bibliografia é muito vasta. Da sua obra para teatro, uma peça tem particular significado para os portugueses : La Reine Morte, sobre o drama de Inês de Castro e a relação entre o amor e o poder, estreada em 1942 na "Comédie Française".

"Morremos quando não há mais ninguém por quem tenhamos vontade de viver"

Henry de Montherlant

8 comentários:

Jad disse...

a última frase é uma grande realidade...

Anónimo disse...

«After all, tomorrow is another day!».
M.

Anónimo disse...

"As pessoas que mais obtiveram da vida não foram aquelas que viveram um século, mas aquelas que viveram cada minuto." (Colette)

Anónimo disse...

Penso que morremos todos os dias um pouco quando não há nada que nos faça ter vontade de viver!

Gostei do seu poema em homenagem a Natália Correia. Procurei na Berdtrand o "Marítimo Caminho", descobri que tem mais dois títulos mas não encontrei nenhum deles. Como é que poderei arranjar o "Marítimo Caminho?"

Anónimo disse...

De Mário de Sá-Carneiro que também resolveu por termo à vida:

"Para mim é sempre ontem,
Não tenho amanhã nem hoje:
O tempo que aos outros foge
Cai sobre mim feito ontem."

In, Mário de Sá-Carneito, Poesia, Lisboa:Agir Editora, 1974, p.11

Anónimo disse...

O dia hoje não está muito lindo, mas...
Vamos lá a animar!: http://www.youtube.com/watch?v=9JZ4aLBjzFI

Anónimo disse...

Delicioso!...e dá vontade de sorrir.

João Mattos e Silva disse...

Ao Anónimo que referiu interesse em ler o meu "Marítimo Caminho". Antes de mais muito obrigado pelo seu interesse. Os meus títulos -sete ao todo - estão, uns felizemente, outros infelizmente - esgotados.Mas terei todo o gosto em lhe oferecer um exemplar, dos que ainda possuo, se me indicar para meu e-mail jmattosesilva@netcabo.pt, um nome e um endereço.